Halloween Costume ideas 2015

Porque é que a RTP1 tem de ser privatizada!

A proposta de lei do Orçamento de Estado (OE) para 2014 recentemente apresentada prevê um aumento da taxa de audiovisual cobrada aos consumidores na factura da luz. Taxa que serve para financiar a RTP e que no ano passado "deu" 147 milhões à televisão pública.

Ou seja, todos os Portugueses vão ter de pagar AINDA MAIS na fatura da luz para sustentar esta empresa, que nada tem de diferente para uma SIC ou TVI generalista. E SOBRE ISTO, NINGUÉM SE QUER REVOLTAR? Ou fazer greve!? Onde é que já se viu algum accionista colocar 150 milhões de euros todos os anos numa empresa? Para continuarem a gastar 52.000 euros em agendas todos os anos? E para continuarmos a pagar os salários milionários através dos impostos?

Há cerca de 1 ano a maioria da opinião pública mostrou-se contra a concessão ou privatização da RTP, que estava no programa do Governo, quando este se mostrou disponível para tal, tendo apenas sido possível reduzir o montante da indemnização compensatória inscrita nos sucessivos OEs.

Com a redução da indemnização compensatória e a privatização progressiva deste canal, a taxa de audiovisual em causa poderia não só deixar de ser aumentada como podia mesmo deixar de existir! Se assim não for, continuaremos todos a pagar na fatura da luz! Mas parece que os interesses são muitos, e não se conseguindo pelo OE o lobby está a tentar "roubar" pelo outro bolso dos contribuintes.

Pessoalmente, acho que a RTP1 nada tem de diferente dos canais privados, como a SIC ou TVI. Não há justificação lógica para manter uma empresa que nada mais acrescenta na sua programação, comparado com estes outros canais privados.

Aceito que se possa defender a manutenção da RTP2 pública, mas terá de fazer um verdadeiro serviço público e viver com o dinheiro que os contribuintes puderam dar (ver imagem do lado). E, das duas uma: ou terminam as subvenções/compensações através do OE ou a taxa do audiovisual tem de ser abolida! Chega de pagar 2x para sustentar esta gente!

Se a SIC e a TVI conseguem sobreviver, a RTP1 também tem de conseguir. Se o Governo não aceitou o aumento da publicidade é porque isso iria causar concorrência desleal. A RTP1 para poder concorrer com as estações privadas não pode continuar a ter "taxas" e "indemnizações" nas suas receitas. Tem de se "fazer à vida"! Nós, os Portugueses contribuintes já estamos fartos de pagar, e a RTP até já recebeu o bastante! 

A RTP será certamente sustentável a partir do momento em que deixar de depender dos contribuintes, aliás como todas as outras empresas que o eram antes de ser privatizadas!

E quanto mais tempo passar, menos valor terá! Privatize-se, Senhor Ministro!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget