Halloween Costume ideas 2015

Des-informação


A comunicação social em Portugal tem desafiado, historicamente, os mais fortes e incorruptíveis livres pensadores. Desafia todos os dias o espírito crítico, isento e esclarecido  dos portugueses, que têm que fazer um esforço quase sobre-humano para filtrar a informação e lê-la do modo mais verdadeiro possível. Não tem sido nada fácil. No relato das  políticas do governo, nem se fala. Seria necessária uma persistência na liberdade de pensamento, uma pesquisa acertiva pelas várias fontes, distinguindo as credíveis das duvidosas, e mesmo assim, só alguém com especial disposição para não aderir a slogans fáceis e vazios e a ir mais fundo nas questões, é que poderá conseguir informar-se realmente sobre a actualidade política em Portugal. 

É este contra-poder totalmente alheado de que falo. Não da liberdade de imprensa, indiscutível num Estado de Direito, e que defendo, mas da forma como tem sido usado esse direito, grande parte das vezes, de forma abusivamente tendenciosa, manipuladora e sem qualquer contraditório. 

É por isso que vemos os protestos sem que se mostre a explicação das medidas, e que vemos apenas, muitas vezes, um lado da história, sem qualquer preocupação em se informar devidamente, em procurar consensos e mostrar a realidade do que está por detrás dessas medidas. Porque, se é mostrado com tanto destaque os protestos organizados pelas estruturas sindicais, no mesmo peso e medida, deveriam mostrar a explicação do que afinal motiva essas acções, e o que motiva a decisão de cortar salários, de cortar reformas, de reestruturar o Estado... 

A desinformação torna pior a situação em que vivemos. Porque é indiscutível que os tempos são difíceis para todos, mas a comunicação social não presta qualquer tipo de serviço público, a partir do momento em que destaca um lado do problema, sem anunciar às pessoas que há explicação para isso, só é preciso que lhe seja dada um terço do tempo de antena que as manifestações sindicais têm em Portugal.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget