No passado dia 25 de Outubro, recebemos na nossa secção dois representantes angolanos, da Associação Nacional Juvenil de Imigrantes, Diáspora Juvenil Africana em Portugal (ANJI-DJAP), José Eduardo Maginga e Mauro Silva, que nos vieram falar da recente polémica que envolve o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete e o estado Angolano.
As relações Angola-Portugal estiveram em destaque, nomeadamente, a parceria estratégica entre estes dois países lusófonos. A história, a actual conjuntura democrática e ainda as dificuldades que o povo angolano atravessa foram temas abordados numa conversa agradável na qual conseguimos compreender os mitos que se formaram em torno de um país que é considerado 'rico de gente pobre'.
Em especial, falámos dos investimentos sociais e económicos que estão a ser realizados em território angolano e cuja intervenção de Portugal se mostra bastante importante. Em cima da mesa estiveram também problemas com a comunicação social e divulgação das notícias que comprometem acordos criados entre as duas nações e que em pouco as beneficiam.
Fomos convidados a conhecer Angola de perto, com o objetico de criar sólidos elos de ligação entre as nossas culturas, numa abordagem dinâmica de conhecimento. Numa conversa descontraída, fluída e com muita intervenção por parte de vários militantes, ficou claro que reuniões temáticas sobre assuntos fraturantes que incitam ao debate são para continuar!
Enviar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.