Halloween Costume ideas 2015

Espektro: como cativar uma geração

O que à partida seria algo fácil: um jovem escrever para jovens, revela-se um tarefa árdua.

Decidir o que escrever é algo difícil, principalmente quando se tenta cativar uma geração, por vezes, desligada da leitura.

Entre estudar, o tempo dedicado a outras atividades e o tempo para amigos e família, escasseiam oportunidades para produzir algo mais substancial do que meras "notas soltas". O que escrever e como tornar apelativa uma coluna de opinião? Creio que a resposta será encontrada com a experiência que vou tentar descrever:

A juventude é um período fascinante da vida, caracterizado pela constante evolução e mutação, a diversos níveis. As gerações mudam ao longo a história: objetivos, métodos e interesses são exemplos de questões que são profundamente alteradas pelos diferentes contextos, mas se há coisa que está sempre presente, são as inquietações, as dúvidas e as incertezas. A preocupação face ao futuro é, regra geral, algo que é comum a todos, independentemente da fase da sua vida, no entanto, na juventude torna-se algo ainda mais presente. Não saber o que nos espera continua e continuará a ser a maior inquietação do Homem.

Os tempos que vivemos, com as condicionantes bem conhecidas, colocam este ponto em xeque. A juventude é, cada vez mais, vista de uma forma desconfiada, descrente e crítica pelos "menos jovens". Pessoalmente, sou tentado a olhar para a juventude e concordar com algumas críticas, numa primeira abordagem: marginalidade, os comportamentos desviantes, o desconhecimento e desvalorização de valores morais, o desinteresse pela formação académica e profissional e a inexistência de objetivos próprios, muitas vezes apresentando as condicionantes externas como desculpa para a preguiça e passividade. O facto é que a Juventude mudou muito e podia enumerar várias causas: a globalização e inovação tecnológica, a sociedade de consumo, uma passagem entre extremos (de uma sociedade conservadora a uma excessivamente liberal), o conflito e mudança de paradigma ético e o choque de culturas.
"Hoje em dia os jovens querem é festas e bebida". Quantos de nós já não ouvimos estes comentários? Podemos dizer, certamente, que se trata de uma minoria que apresenta este tipo de comportamentos ou que são momentos próprios da idade - fases. O que é certo, pelo menos, na minha ótica, é que o que fica marcado, de forma mais vincada na opinião pública, são os aspetos negativos.

Quem fala em comportamentos socialmente reprováveis, fala também no desinteresse face à participação cívica, associativa, solidária e ideológica, que a juventude apresenta: é desinteressante, é uma seca, prefiro sair com os amigos e "viver a vida". Será que uma coisa impede a outra? A sociedade é uma construção de todos e apenas acordamos para isso quando o que tomávamos como certo se começa a desmoronar. Consequentemente, a necessidade de reação, muitas vezes instrumentalizada e com objetivos puramente subversivos, descamba para uma anarquia, não só política e social, mas moral, bastando ver alguns comportamentos em diferentes manifestações coletivas que mancham a imagem dos jovens.

Nós, jovens, somos os "construtores do amanhã". A responsabilidade não é apenas relativa a cada um, mas de cada um para com todos. Ser jovem, com toda a irreverência, curiosidade, boa-disposição e coragem, bem como uma tendência para uma atitude mais pró-ativa, dever ser algo que funcione como um fator positivo na melhoria da sociedade: nas condições de vida, nos comportamentos, na solidariedade, no trabalho e no esforço. E são muitos e sobejamente conhecidos os casos de jovens que dão cartas em diversas áreas, mostrando que afinal nem tudo esta perdido na juventude, como muitos afirmam.

Saibamos ser jovens, sem necessidade de modelos impostos, dando o nosso contributo para melhorar a imagem de uma geração! Defendamos o nosso valor, vivamos a vida "ao máximo", sem excessos, com responsabilidade e com os olhos postos, não só no presente, mas também no futuro.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget