Halloween Costume ideas 2015

Vítor Machado explica o que faz uma Junta de Freguesia


Gosto de dar de mim sem pensar em mim

Na passada segunda-feira, a JSD Odivelas realizou uma Formação Autárquica para todos os militantes tendo como convidado o presidente de Junta de Freguesia de Odivelas. O presidente, Vítor Machado, foi eleito há 3 anos para liderar a segunda Junta de Freguesia com mais eleitorado do país. Num registo informal, foi relatando tudo aquilo que considera importante num autarca, realçando toda a sua experiência vivida neste mandato.

Iniciou por descrever aqueles que para si considera os três fatores importantíssimos numa Junta de Freguesia: limpeza urbana, zonas verdes e ação social. As perguntas por parte dos jovens que atentamente o ouviam, foram surgindo ao longo da noite em variadíssimas temáticas. O presidente demonstrou uma enorme paixão pelo cargo que exerce e elogiou todo o seu grupo de trabalho. Enumerou as três coisas mais importantes para ganhar eleições e descreveu a forma como um autarca deve trabalhar. Ao longo desta amável conversa, descreveu-nos também o seu dia-a-dia que termina muitas vezes quando a noite já vai longa e através de uma visita à freguesia para ver as suas atuais carências. 

Um dos projetos pioneiros do seu mandato foi o Zelador da Cidade. Este teve, e continua a ter, uma enorme visibilidade, tendo o presidente sido convidado a vários programas de televisão para falar um pouco mais sobre esta ideia. Um dos funcionários que exercia esta função, percorria cerca de 10 a 15 km a pé pela freguesia a apontar todos os problemas encontrados, sendo bastante acarinhado pelos fregueses. Este projeto fez também com que fosse contactado por outros autarcas que demonstraram o interesse em seguir a ideia. O presidente destacou o autarca de Leça da Palmeira que, à semelhança da sua ideia, decidiu mais tarde implementar o Zelador da Escola e que tem também sido bastante útil. A escola de fado foi também uma das outras referências que afirmou ter crescido e ganho um enorme mediatismo no seu mandato, sendo um dos seus grandes orgulhos por levar o nome de Odivelas além-fronteiras.

Aquando da pergunta sobre a importância dos jovens enquanto autarcas, Vítor Machado considera que são importantíssimos em qualquer autarquia, pois são o futuro do país e contribuem para a renovação. O autarca realçou os contributos que um jovem pode dar, fazendo referência a cada um dos eleitos da JSD no seu executivo. Refere ainda que os jovens são os promissores de amanhã e que espera que o partido continue a apoiar na renovação. O presidente considera que a Assembleia de Freguesia é uma grande escola e é lá que um autarca deve começar. 


Em jeito de conclusão, afirmou que o que conta é o saber e o empenho e gosto pela causa pública afirmando que todos os dias aprendemos. Resume dizendo que é desgastante mas gratificante e que se guia pelo lema: “Gosto de dar de mim sem pensar em mim”. No final desta conversa, tivemos a oportunidade de brindar o nosso convidado com um pequeno vídeo que englobava alguns momentos do seu mandato.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget