Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas visita Associações em Caneças


No passado sábado dia 9 de Fevereiro a JSD Odivelas visitou em Caneças algumas associações/coletividades, no âmbito do seu Roteiro do Associativismo.

A primeira associação que tivemos o prazer de conhecer de perto foi a Associação dos Amigos de Caneças, que na pessoa da Drª Fátima Morgado e de seus ilustres pares, nos recebeu da melhor forma na casa da cultura de Caneças.  Esta associação tem como principais objetivos não deixar cair no esquecimento as tradições, o historial e os costumes de Caneças, desenvolvendo também algumas atividades de voluntariado, sendo o gosto pelos costumes da terra a principal motivação dos cerca de 100 membros. O seu financiamento advém da quotização e também de algumas ajudas disponibilizadas pela Junta de Freguesia de Caneças. Sendo que a Associação tem um vasto espólio repleto de documentação antiga e objectos (sobre Caneças), esta mesma carece de um espaço própria (sede), onde possam reunir, guardar e expor  todos os bens e documentação recolhida ao longo dos anos. Registámos também que Caneças, à semelhança de outros locais do concelho, tem um enorme potêncial turístico que neste momento não está a ser explorado.
De seguida, o Srº Presidente Rui Simões recebeu a nossa comitiva (cerca de 15 elementos) na Centenária (com 133 anos de existência) Sociedade Musical e Desportiva de CaneçasA atual sociedade resultou da fusão entre 2 bandas, em 1972, através da junção da sociedade musical com o clube desportivo. Em 1920 a sociedade passou a ter teatro e marchas e a partir de 1930/40 também futebol, ciclismo e atletismo. Atualmente têm escola de teatro, banda com escola de música, grupo coral e vocal, ginástica, dança, futebol e andebol, com um total de cerca de 450 atletas. Mais recentemente com os restauros da sede e do relvado do campo de futebol têm surgido alguns problemas a nível financeiro, pois a ajuda da autarquia (pouca) e em desigualdade em relação a outros clubes do concelho, cria uma sobrecarga nas contas internas.

A meio da tarde dirigimo-nos para o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caneças, onde logo à chegada constatámos o excelente estado de manutenção das instalações, viaturas e material utilizados diáriamente pelos elementos que compõem esta associação. Tivemos a oportunidade de conhecer e ver de perto todo o quartel, sempre na presença do Srº Presidente da Direção Domingos Tomé e seus ilustres pares, bem como os esclarecimentos a nível mais operacional do Srº Comandante Manuel Varela.
Mais uma vez constatámos que existem algumas dificuldades a nível financeiro (problema que assola todo o território a nível nacional),mas também a existência de algumas despesas difíceis de suportar, pois o protocolo de financiamento não é cumprido, bem como elevados custos com a água, despesas estas que neste caso poderiam e deveriam ser evitadas… Um outro problema estrutural, que é o afastamento e participação dos bombeiros voluntários, deve-se ao facto de os requisitos e o trabalho serem demasiado exigentes para o voluntariado.

A fechar o Roteiro do Associativismo em Caneças tivemos a visita às instalações da Sociedade Recreativa Unidos ao Botafogo, cujo Presidente Carlos Salvado nos recebeu de braços abertos. Ficámos a saber que este clube, na sua génese, teve uma ligação ao clube Brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas. Aliás a Sociedade tem este nome devido a uma história no mínimo curiosa. Em 1962 foram enviadas cartas a diversos clubes importantes a nível nacional e internacional, com o intuito de se criar uma filial em Caneças. Só houveram duas respostas, antes de aparecer a do Botafogo, foi a resposta dada pelo Porto. No início o nome desta coletividade era para ser Unidos ao Futebol Clube do Porto Campos de Caneças. Só que quando já estava tudo certo para esta ser uma filial do Futebol Clube do Porto, chegou uma carta vinda do Botafogo do Brasil, a dizer para os responsáveis em Caneças irem ao aeroporto de Lisboa receber os equipamentos do clube Brasileiro, que iria jogar em Portugal por essa altura. O apoio consistiu simplesmente em camisolas para jogar, e posto isto adotou-se o nome na altura de Unidos ao Botafogo Futebol Clube Campos de Caneças, sendo que mais tarde nasceu o nome da atualidade, Sociedade Recreativa Unidos ao Botafogo. Esta sociedade teve em tempos várias modalidades ganhadoras, que foram desaparecendo com o passar dos anos, devido à inexistência de apoios. De frisar que a Socidade Recreativa Unidos ao Botafogo comemorou recentemente 51 anos de existência!

Fechámos a nossa visita com um lanche convívio, que decorreu num ambiente informal e de muita alegria. Aqui aproveitámos, em conjunto com algumas pessoas da terra, para fazer uma retrospectiva e um balanço da nossa excelente visita!

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget