Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas presente no Encontro Nacional de Juventude (ENJ)

No passado fim-de-semana de 21 a 23 de Outubro realizou-se o XII Encontro Nacional de Juventude (ENJ), que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, em Cascais.

A JSD esteve presente com mais de 40 jovens entre os 300 participantes jovens neste evento. Da JSD Odivelas estivemos 8 pessoas! Nunca a JSD esteve tão representada a nível nacional, tendo sido a primeira vez que a JSD Odivelas marcou presença (e logo com quase uma dezena de jovens)!

“Acho que foi pouco tempo”, “Devia ter-se aprofundado mais” e “Infelizmente não pude estar cá a tempo inteiro”: durante a realização do CNJ estas foram as frases que mais ouvi, o que significa que este evento pode crescer e dar mais aos jovens.

Na minha opinião pode "dar mais" na experiencia de trabalhar com pessoas que nunca conviveste antes, e a constatação que por vezes temas que achamos que conhecemos mas em que a nossa perspectiva muda na troca de experiências com outros.

Os temas de trabalho foram com base em conhecimento geral,
mas o que cativou os jovens foi o “aprofundar” em diversas áreas interligadas promovendo a troca de ideias e criando outras a partir da informação oferecida pelos formadores e convidados especiais.

No meu caso o workshop sobre o “Youth Work” foi importante para olhar de outra forma para o ensino em geral e identificar que a ENF - Educação Não Formal- poderia ser mais desenvolvida como em Inglaterra por exemplo. Neste grupo de trabalho contactei com pessoas independentes e representantes de associações juvenis de diversos tipos mas acima de tudo jovens como eu.

O convívio jovem neste congresso ficou marcado pela presença de jovens das mais diversas origens internacionais (Angola, Guiné, Espanha, Finlândia, Moldávia, Roménia e
etc.) que se fez sentir também nos eventos de animação cultural, principalmente no IGNITE(http://igniteportugal.clix.pt/), que proporcionou momentos de riso, reflexão, conhecimento, curiosidade e de intervenção entre o público e os oradores.

Outro momento alto foi a representação teatral proporcionada pelo grupo de teatro da Cova da Moura em que surpreenderam pela qualidade da sua performance e originalidade e porque contou também com a representação do público para possíveis soluções para os problemas sociais apresentados pelo grupo.

A maior queixa foi o factor tempo, motivado também pelos atrasos no início dos workshops e grupos de trabalho, mas a prontidão de ajuda e a presença visível do staff da organização da CNJ colmatou este pormenor
que influenciou para um “quero mais” por parte dos jovens em geral.

A escolha da escola de hotelaria do Estoril, na minha opinião, foi muito bem conseguida, pois esta possui condições fantásticas e a confecção dos pratos foi muito boa para os aproximadamente 250 jovens que também disfrutaram de bons meios de transporte para os hotéis.

Este congresso anual de jovens tem espaço para crescer, porque oferece uma importante ferramenta para nós jovens, a possibilidade de participação cívica, que actualmente poucos a têm, por isso como Fernanda Freitas no discurso de encerramento o disse “o que faz falta é informar a malta” para quem sabe no futuro contarmos com a presença acima dos 1000 jovens.

Obrigado JSD, por me proporcionares esta experiência única
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget