Halloween Costume ideas 2015

JSD visita a Póvoa de Santo Adrião

No passado dia 8 do presente mês, a JSD Odivelas realizou mais uma visita, no âmbito do projecto "Roteiro de Proximidade", desta vez à freguesia da Póvoa de Santo Adrião. Realizou-se assim a quinta visita às freguesias após Caneças, Famões, Olival de Basto e Pontinha.

Na visita realizada no passado sábado, estivemos acompanhados por Domingos Cabaço, líder da bancada do PSD nesta freguesia, Bruno Correia, Presidente do Núcleo do PSD da Póvoa de Santo Adrião, Maria João Nascimento, deputada municipal do PSD em Odivelas e João Correia, eleito na Assembleia de freguesia da Póvoa de Santo Adrião. Iniciou-se este Roteiro com uma visita ao mercado e feira do levante desta freguesia onde pudemos contactar directamente com a população local, de modo a ouvir os seus problemas e ideias. Seguiu-se um percurso por algumas das forças vivas desta freguesia, começando pelo Grupo Recreativo Águias da Póvoa. Visitámos as instalações do grupo e ficámos a conhecer as dificuldades desta colectividade principalmente em contar com uma participação mais activa dos jovens da freguesia. A visita seguinte foi às instalações do agrupamento de Escuteiros 879 do Corpo Nacional de Escutas acompanhados pela Chefe Ana Santos. Aqui ficámos a conhecer as condições degradadas em que este agrupamento se vê forçado a reunir mas que apesar desta contrariedade realizam diversas iniciativas e actividades.

Este roteiro ficou caracterizado por uma grande proximidade à população pois tivemos a oportunidade de nos deslocarmos por entre as ruas da freguesia entre cada visita. Deste modo, foi também possível conhecer a Igreja Matriz que se encontra no centro histórico da freguesia e que dá vida ao largo Major Rosa Bastos.

Neste Roteiro de Proximidade também se aproveitou para melhor conhecermos o Parque das Rolas. Construído num terreno com cerca de 4ha, o parque é uma realidade gratificante, que nos traz esperança e dá exemplo do que deve ser uma prática urbanística esclarecida. Estamos perante uma obra exigente que nos transmite uma sensação de sossego e harmonia e por isso é um lugar que merece ser visitado.

Não terminámos a visita à freguesia sem falarmos com uma outra força viva desta freguesia ligada à Juventude e ao desporto, o Ténis Clube da Póvoa de Santo Adrião. Acompanhados pelo Presidente e fundador do clube, Prof. José Gaspar, que impulsionado por uma ideia convidou vários amigos, uns praticantes outros não, na constituição de um clube, uma vez que, estavam a ser construídos 2 courts de ténis na freguesia na altura ainda pertencente ao município de Loures. Tendo por base a dinamização, fomento e desenvolvimento do ténis na Freguesia e Concelho o clube foi fundado a 17 de Janeiro de 1990. Recentemente o clube viu o seu crescimento estagnar devido ao facto de as condições para a prática do ténis serem reduzidas tendo em conta a afluência de aulas e torneios que este clube realiza.

Para terminar o roteiro, visitámos o Chafariz d'el Rei. É um dos belos monumentos do género, datado do século XVIII com uma nau esculpida no centro do chafariz. Este foi totalmente recuperado no anterior mandato pelo PSD.

O fim da visita culminou com um almoço convívio, num restaurante da freguesia “O Pantanal”, entre todo o grupo da JSD Odivelas que esteve presente nesta manhã quente de sábado. Terminou assim mais um roteiro de proximidade onde contactámos e ouvimos a população local, ficámos a conhecer o trabalho de importantes forças vivas da freguesia da Póvoa de Santo Adrião.

A JSD continuará próxima da população das várias freguesias do concelho de Odivelas, indo directamente ao encontro das suas preocupações e dinâmicas.

Em breve teremos a próxima visita!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget