Halloween Costume ideas 2015

Voltar a crescer


Pedro Reis lançou esta semana a sua publicação "Voltar a crescer", na Câmara do Comércio em Lisboa. O livro partiu de um desafio lançado por Pedro Passos Coelho, em Junho de 2010, no sentido de o gestor poder dar a sua visão sobre a reabilitação económica do país. Mas Pedro Reis foi mais longe e optou por conversar com um vasto leque de empresários e gestores portugueses, que independentemente das suas simpatias políticas, deram um contributo, com a sua perspectiva pessoal, para o resultado final do livro. Ao todo, 55 figuras do espectro empresarial português identificaram os principais problemas estruturais e sugeriram soluções para um voltar a crescer da economia portuguesa, numa fase em que se discute o próprio sistema político/social, a intervenção do Estado em actividades privadas, por via de uma crise económica que tem contraído a criação de riqueza.

De modo descomprometido e sistemático, "Voltar a crescer" encontra-se dividido por áreas estruturais, como a Educação e Justiça, que de modo prático realça soluções em vigor noutros países e outras inovadoras, como sugestões pertinentes e exequíveis. Nem todas as propostas são compatíveis ou coerentes, pois provêm de visões distintas; a obra pretendeu tão-só fazer um levantamento de ideias e organizá-las, de modo não opinativo nem restritivo. E, por isso, não pretende vincular o PSD - este tomará a obra como referência para o seu programa económico, embora nem todas as medidas possam ser postas em prática, como afirmou o seu presidente.

As ideias-chave que introduzem o livro são:
1. Definir uma visão e uma estratégia para Portugal: ou seja, traçar um rumo, escolher um caminho, estabelecer metas e marcar objectivos claros para o que queremos ser no futuro e de seguida, alocar coerentemente recursos no curto prazo às prioridades definidas a longo prazo.

2. Valorizar e aproveitar os nossos recursos: tirando partido do mar, da floresta e do território entre outros.

3. Aplicar exigência, pragmatismo e responsabilidade na Educação: criando um sistema educativo mais rigoroso, que aproxime crescentemente a realidade das universidades e das escolas das necessidades concretas das empresas.

4. Assegurar a celeridade na Justiça: aumentando a produtividade de um sector nevrálgico para a Economia, via a especialização dos seus agentes, a tipificação dos processos e a avaliação por objectivos dos seus responsáveis.

5. Construir uma política de diplomacia económica: focada em captar investimento externo e em ajudar a internacionalização das empresas portuguesas.

6. Conquistar a competência na Gestão Pública: aumentando a qualidade e o profissionalismo da decisão e escolhendo as pessoas certas com base exclusivamente num critério de meritocracia.

7. Repensar a dimensão e a eficiência do Estado: racionalizando o Estado, agilizando os seus processos e combatendo a burocracia de forma a aumentar a transparência.

8. Dar sustentabilidade, rigor e previsibilidade ao investimento público: definindo um programa de investimento plurianual com base num critério claro de custo/benefício para o cidadão de forma a dar maior previsibilidade aos investidores e garantia de racionalidade aos contribuintes.
9. Trazer maior estabilidade e simplificação fiscal ao sistema.

10. Promover maior flexibilidade e mobilidade laboral: assumindo a revisão clara da legislação laboral de modo a orientá-la para a criação de emprego, que só é possibilitada pelo aumento prévio da produtividade e da competitividade das empresas.

Termino como muitos dos meus convidados encerraram as nossas conversas: com uma nota de esperança e de confiança num futuro diferente, numa ruptura positiva mas clara, assente na firme convicção de que somos capazes, de que há um caminho, de que existe uma saída. Assim a queiramos assumir.

E assumir essa mudança implica coragem, visão, vontade e capacidade de liderança como a demonstrada por todos estes gestores e empresários que deram a cara por um País melhor.
(in, Voltar a crescer, Pedro Reis, 2011)

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget