De salienar que a recomendação abaixo foi aprovada com os votos favoráveis das bancadas do PSD e CDU, tendo o PS, o CDS,o MPT e o BE optado por abster-se na votação deste documento.
Recomendação
Loja Ponto JÁ em Odivelas
Loja Ponto JÁ em Odivelas
As Lojas Ponto JÁ foram criadas pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, através do Instituto Português da Juventude, e são espaços públicos destinados aos jovens, nos quais podem encontar informação de várias áreas temáticas e que vão ao encontro dos seus interesses.
Tendo subjacente um conceito multicanal, ou seja, a disponibilização de uma oferta variada e transversal e uma resposta consonante e adequada às necessidades dos jovens de uma determinada zona, estas Lojas têm como principais objectivos a promoção e divulgação de informação nacional e internacional aos jovens; a recolha, selecção, divulgação e dinamização da informação recebida; o fomento da transversalidade dos Departamentos da Área da Juventude; a criação de parcerias que potenciem a prestação e dinamização do Serviço; a promoção e desenvolvimento dos valores da cidadania; a promoção de oportunidades e actividades de interesse para os jovens e a promoção do aconselhamento aos jovens.
Para além destas potencialidades, uma Loja Ponto JÁ presta um verdadeiro serviço público disponibilizando serviços de aconselhamento em áreas como a sexualidade juvenil e vocacional; serviços de apoio contabilistico e financeiro às Associações Juvenis; acesso ao cartão jovem e ao cartão de alberguista; a consulta de internet; para além de outros serviços.
Tendo em conta que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística referentes ao ano de 2009, o concelho de Odivelas tem cerca de 40 mil jovens residentes com idade inferior a 25 anos e tendo em consideração que na área geográfica correspondente a Lisboa e Vale do Tejo existem apenas 4 Lojas Ponto JÁ sendo duas na cidade de Lisboa, uma em Loures e outra em Sintra, faz todo o sentido pela população jovem residente em Odivelas que esta seja servida por este tipo de serviços.
É necessário também ter em conta o claro crescimento da participação e interesse da sociedade juvenil no mundo associativo, deparando-nos com o aumento do número de associaçãos juvenis que temos no nosso concelho. Uma Loja Ponto JÁ pode apoiar em grande medida estas Associações Juvenis através do apoio disponibilizado a nível contabilistico e financeiro, potenciando assim o voluntariado e a dimensão e qualidade das nossas associações.
Considerando o acima exposto,
a Assembleia Municipal vem recomendar ao Executivo Camarário que averigue a possibilidade junto do Instituto Português da Juventude para o estabelecimento de um protocolo que viabilize a implementação de uma Loja Ponto Já no Concelho de Odivelas.