Halloween Costume ideas 2015

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e acção política de povos e países para aumentar a consciencialização e a preservação ambiental.

Os principais objectivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes activos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O tema do Dia Mundial em 2010, no seguimento deste ano ser o Ano Internacional da Biodiversidade, é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". Este tema reflecte o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. Milhões de pessoas e milhões de espécies dividem o mesmo planeta e se agirmos juntos poderemos todos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.

Sabe-se que um total de 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insectos pouco conhecidos até às mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflecte a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.

A razão? A actividade humana. Em busca do desenvolvimento, nós causámos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenámos metade dos pantanais do mundo, acabámos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós acelarámos e provocámos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural.

Ao comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nos permitimos considerar mais cuidadosamente as atitudes que devemos tomar pelo nosso objetivo comum de preservar a vida no planeta.

A JSD Odivelas, tendo-se assumido sempre como uma Juventude preocupada com o equilíbrio ambiental, não deixa de fazer referência a tão importante efeméride, e não deixa de participar activamente e de apelar a esta consciência responsável.

Por ti, por nós, pelo futuro de todos!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget