Para os que não puderam estar presentes, aqui fica o meu discurso, em representação da bancada do PSD da Assembleia de freguesia da Ramada, pela comemoração do 9º aniversário da vila e pelo 21º aniversário da freguesia:
Começo por dizer que a bancada do PSD saúda a todos aqueles que ao longo dos 9 anos da vila da Ramada contribuíram para o seu crescimento, a sua mudança tão significativa em termos populacionais, ambientais e de todo o tipo de recursos. De tal forma que a Ramada é hoje um local privilegiado, um pequeno núcleo urbano que conserva a sua moldura natural, destacando-se pela localização única, em todo o concelho de Odivelas e mesmo, no distrito de Lisboa.
Ao longo do tempo, temos assistido a um rápido desenvolvimento da vila da Ramada que tem atraído construtores e pequenos empresários e, consequentemente, contribuído para um constante aumento de população residente.
Não nos esqueçamos, contudo, que deveremos querer sempre, para o local onde vivemos, um crescimento sustentável e equilibrado, no qual, a rápida proliferação de construções habitacionais seja acompanhada por equipamentos adequados às novas realidades. Apelo, por isso, a que esteja sempre presente na agenda política desta junta de freguesia o incentivo à sediação empresarial, à inovação e à construção equilibrada. Que, como sempre defendeu o PSD, se procure sempre e seja esse um esforço de todos nós, enquanto membros eleitos, de envolver a população e sempre contribuir para que a melhoria da qualidade de vida dos habitantes se sinta em suas casas, nas escolas, nas ruas, nos serviços e nas lojas de cada bairro.
Existem ainda determinadas carências, nomeadamente a nível de transportes públicos, de serviços de saúde, educação, equipamentos sociais e oferta de serviços comerciais.
Esta é a mensagem que quero aqui deixar hoje: o comércio da Ramada não sobrevive se nós, moradores, não comprarmos aqui, não fizermos uso dos serviços disponíveis nos nossos bairros, as farmácias, os cafés, as lojas, se não vivermos os jardins e os parques da nossa freguesia.
A bancada do PSD apela, por isso, ao executivo da freguesia, que não se exima da sua responsabilidade num esforço reforçado ao incentivo ao comércio local, ao crescimento das forças vivas da freguesia e à sediação.
Por nossa parte, exigiremos sempre que os interesses desta população sejam respeitados e que não se perca aquilo que a freguesia adquiriu ao longo dos anos. Para isso, têm os cidadãos da Ramada o compromisso do PSD e da JSD de que tudo faremos para que a Ramada seja, cada vez mais, um bom lugar para viver.