Halloween Costume ideas 2015

Portugal em recessão já em 2009!

Portugal já está em recessão técnica. As previsões divulgadas pela Comissão Europeia apontam para duas contrações em cadeia consecutivas do Produto Interno Bruto (PIB), no terceiro (- 0,3%) e quarto trimestre deste ano (-0,1%).

O próximo ano será de estagnação económica para Portugal. O cenário vota Portugal a um crescimento do PIB de 0% para 2009. Ou seja, em 2009 Portugal estará mais atrasado economicamente do que o estava em 2005!


As perspectivas são preocupantes. O défice vai crescer de 2,2% para 2,8% do PIB no próximo ano, ao contrário do que o Primeiro-Ministro disse ainda este ano!

A Comissão Europeia diz mesmo que a continuar assim, em 2010, o défice português possa novamente ultrapassar a barreira dos 3%, imposta pelo Pacto de Estabilidade e de Crescimento (PEC). Portugal apresentará, diz a Comissão Europeia, um crescimento de 0,7%, ao passo que a zona euro crescerá à taxa de 0,9% e a UE de 1,1%. Continuaremos assim a caminhar ruinosamente para a cauda da Europa se não se inverter o rumo do Governo em Portugal, já em 2009!

O desemprego vai subir, ficando nos 7,9%, e a dívida pública confirma em 2009 a tendência ascendente. A estagnação da economia portuguesa vai lançar mais 12 mil pessoas para o desemprego no próximo ano, contrariando a redução conseguida em 2008. O número anual de desempregados deve subir de 427 mil, este ano, para 439,8 mil no próximo, superando os 440 mil em 2010. São previsões da Comissão Europeia, divulgadas recentemente. Com um crescimento próximo de zero (0,1%), a economia portuguesa devera deixar de criar emprego em 2009.

Assim, podemos concluir que ao contrário das previsões irrealistas deste Governo, muito devido aos últimos anos de Governação, Portugal em 2009 estará ainda em maiores dificuldades do que em anos anteriores!

A Avaliação da crise que já todos admitimos existir, pelo Governo Socialista tem estado sempre "atrás da curva"! "Atrás da curva" pois as decisões políticas do Senhor Pinto de Sousa e seus pares apenas reagem à realidade em vez de a anteciparem!


É este o Portugal que queremos para o futuro?


Em 2009, teremos todos a oportunidade de o demonstrar!



JSD Odivelas



Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget