Halloween Costume ideas 2015

Futura liderança nos EUA!

On ne fait rien de grand sans de grands hommes,
et ceux-ci le sont pour l'avoir voulu.


(Nada se faz de grandioso sem os grandes homens,
e eles são-no porque o quiseram ser.)

Charles de Gaulle


Num mundo onde já não se reconhecem os verdadeiros traços de povos e lugares e onde palavras iguais se difundem em milésimos de segundo por enormes oceanos de distância, ser-se diferente, ou melhor, ser-se parecido com outros, é uma tarefa audaciosa. Barack Obama será tão diferente – ou parecido – com os seus compatriotas, como o são os seus vizinhos americanos-índios, irlandeses ou afro; não espantará a sua natureza mestiça a quem, passeando-se pela azáfama frenética de Manhattan, não consegue verdadeiramente desenhar um american profile. E por isso, a sua cor não é mais diferente ou mais parecida, é a realidade do mundo global, a chegada aos portos de navios clandestinos do início do século, é a riqueza dos destinos ou então, apenas a metáfora, mais que nunca, de um american dream tornado realidade.

Ele acreditou que podia mudar e trazer um espírito novo que unisse todos esses hífens que ligam os americanos aos seus ascendentes, acreditou que um dia, a luta pela igualdade e por valores chegaria a um topo de verdade e que afinal, a terra das oportunidades ainda existe. E, ainda que Luther King se orgulhasse do seu concretizador, Obama conseguiu essa proeza de dar como assente a sua legitimidade em ser americano e concentrar apenas as suas mangas arregaçadas na esfera política, nos seus objectivos de programa, na ambição de levantar o mundo de uma crise sem precedentes e, mais que tudo, ousou ambicionar uma ressurreição de fé. Fé em valores, em causas, fé numa vida melhor. O seu trunfo, mais que qualquer outro, foi a enorme motivação e energia, a proclamação de esperança e paz que tantos olhares de desconfiança questionam de impraticabilidade. Não posso condenar os realistas, esses que sempre nos fazem descer de onde voámos, mas posso dizer-lhes: sem essa vontade tão forte e humana de querer, aquilo que deste mundo fizermos não terá qualquer sentido.

Obama herdou o legado de abertura democrata, pertence a esta geração de rapidez, de imagem, da inteligência económica dos velhos Chicago Boys, porém, sem que perca o carisma ou a graça entusiasta de um miúdo franzino cheio de ideais. O seu discurso prende-nos de forma encantadora e faz-nos voltar ao tempo em que a política fazia sonhar e desenvolver uma esperança destemida e confiante, coragem, tempo em que nos ligávamos tão emocionalmente a um líder que o admirávamos. Tempo em que a História se fazia todos os dias.

Tudo isto não deixa de nos fazer admirar a democracia americana e a sua capacidade em se reinventar. Não nos fará suspirar tristemente, por um segundo que seja, pela vontade secreta de um Obama heróico surgir neste nosso Portugal monótono e desanimado? Alguém que magicamente nos transporte para um optimismo fresco e enérgico, para um mundo de causas, que fustigue a juventude a defender valores e de novo, lutar por eles? Quantas pessoas existirão ainda, com vontade de mudar o mundo?

A JSD Odivelas, certamente, mas alguém mais?

Texto de: Carla Marcelino (Vogal da Comissão Política Concelhia da JSD Odivelas e residente na freguesia da Ramada)

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget