Halloween Costume ideas 2015

42º Aniversário do PPD/PSD


.

O PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA FAZ 42 ANOS!




Fundado em 6 de maio de 1974, por Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota sob o nome Partido Popular Democrático (PPD).

Foi legalizado em 25 de janeiro de 1975, passando a designar-se a 3 de outubro de 1976, Partido Social Democrata (PSD).

O Partido foi criado com base em três linhas de pensamento distintas embora complementares. Uma linha Católica-Social, nascida entre 55 e 65 como reação contra o corporativismo de estado; uma linha Social-Liberal, ligada à Social-Democracia defensora da democratização do Estado Novo e ligada ideologicamente à ‘ala liberal’ e, finalmente, uma linha Tecnocrática-Social, com preocupações mais ligadas ao desenvolvimento económico, privilegiando mudanças sociais e culturais como meio determinante de promover e alargar a democracia.

O nome PPD foi sugerido pelo escritor Rúben Andresen Leitão ao lembrar que muitos partidos de centro e Sociais-Cristãos, antes da 2ª Grande Guerra, se chamavam Populares.
É adotada a cor laranja por sugestão de Conceição Monteiro, uma cor quente e mobilizadora, diferente do vermelho, ideologicamente conotado com o PCP e o PS.

O símbolo é criado em julho, e a sua autoria supostamente pertence a Augusto Cid. As três setas representam os valores fundamentais da social-democracia: a liberdade, a igualdade e justiça social, e finalmente, a solidariedade. A origem das setas e o seu simbolismo foram descritos exaustivamente num texto publicado no Povo Livre, órgão oficial do Partido.


O PSD afirma no seu Programa a adesão a um conjunto de valores e opções fundamentais, cuja consagração e respeito considera indispensáveis para a construção e consolidação de uma sociedade mais justa e mais livre.

A história mostra-nos que o PPD/PSD tem um papel fundamental na construção e recuperação de Portugal ao longo destes 42 anos. Exemplo disso são os 10 anos de Governação do Executivo do Prof. Aníbal Cavaco Silva em que Portugal apresenta as maiores taxas de crescimento económico e de desenvolvimento social, ou os 4 anos de Governo liderado pelo Dr. Pedro Passos Coelho que recuperaram o país da bancarrota e levaram à recuperação das contas públicas.

Para o futuro desejamos que o Partido Social Democrata mantenha o seu ímpeto reformista e que caminhe para a reforma do sistema político português e do sistema de segurança social, para que a sociedade reconheça a capacidade do nosso partido em corresponder com as necessidades de um país que precisa da social democracia.




Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget