Halloween Costume ideas 2015

As contas da fundação Mário Soares

Por altura das comemorações dos 40 anos da "Revolução dos Cravos", «Marocas», o ex-Presidente mais senil da República voltou a vir a público dar uma ajuda o seu amigo «Sócretino» na luta contra a verdade.

Pois bem, talvez seja uma boa altura para falarmos também das contas dessa grande instituição democrática (ou talvez não) chamada Fundação Mário Soares, e perceber porque é que o «Marocas» anda tão ativo.

Tudo começou com o Governo de António Guterres que deu apoios financeiros à Fundação Mário Soares. Em 1998, foi feito um protocolo com os ministérios do Equipamento, Educação e Cultura que comparticipou, a fundo perdido, a construção do arquivo e biblioteca da Fundação Mário Soares. Através de um protocolo assinado em Janeiro desse ano, o Executivo atribuiu à fundação mais de 2,7 milhões de euros. Somada esta verba ao apoio dado através do protocolo celebrado em 2007, o apoio público ultrapassa os 3,4 milhões de euros.

Entre 2008 e 2012, o Estado foi o principal financiador da Fundação Mário Soares. O apoio financeiro mais elevado foi atribuído no Governo de José Sócrates: por via do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 2007, o Executivo deu à fundação um subsídio anual de 150 mil euros, verba superior aos apoios dados por Galp Energia, BPI e Fundação EDP. Pelo arrendamento das instalações ao gabinete do ex-Presidente da República, a fundação cobra ao Estado uma renda de 4161 euros por mês.

A análise dos seus últimos relatórios e contas revela que, de 2008 a 2012, a fundação recebeu do Ministério dos Negócios Estrangeiros, por via de um protocolo assinado em 2007, um total de 700 mil euros. Desta verba, 600 mil euros referem-se ao período entre 2008 e 2011, no Governo de José Sócrates. Curioso, não é?

Como o protocolo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros vigora até 2014, a fundação terá recebido 100 mil euros em 2013 e receberá igual valor este ano. Apesar dos cortes, o Estado continua a ser um dos principais financiadores da fundação do ex-Presidente da República. Mas a mama já não é o que era! 

Percebem agora o porquê de tanta "revolta" do «Marocas»? O "Estado Social" que diz estar a acabar?

Será Mário Soares o "Robin Hood" que muitos proclamam?
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget