Passados quase 14 anos de existência, Odivelas continua a ter a recolha de lixo, o sistema de águas, saneamento, etc por conta da vontade dos «amigos» dos Serviços Municipalizados (SMAS) de Loures.
É hoje, por demais evidente que, os SMAS de Loures não respondem às necessidades da população do Concelho de Odivelas. No caso da recolha de resíduos/lixo a situação é gritante!
Odivelas necessita de inovação e, sendo a gestão de resíduos uma componente tão importante num Concelho, é fundamental investir em novos sistemas de gestão de resíduos de modo a servir a população da melhor forma.
Os SMAS de Loures não apostam na inovação, ao contrário de outros municípios da região de Lisboa que já integram inovadores sistemas de gestão de resíduos e com isso também perde Odivelas.
Um exemplo relativamente à recolha do lixo. Já existem sistemas que monitorizam o nível de enchimento de ecopontos (como está apresentado na figura do lado). Deste modo, é possível fazer-se um planeamento dinâmico com bases nos dados resultantes da monitorização e do ponto de vista energético é totalmente autónomo.
Os benefícios deste sistemas consistem em:
- Optimizar rondas evitando deslocações para recolha de contentores pouco cheios
- Evitar a frequente acumulação de resíduos junto dos contentores
- Caracterização da quantidade de resíduos produzidos por localidade sem deslocações
Em Novembro do ano passado foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Odivelas a denúncia do acordo referente à prestação de serviços pelos SMAS de Loures no concelho de Odivelas. Oxalá se concretize! ODIVELAS MERECE MELHOR!