Halloween Costume ideas 2015

(Sistema de) gestão de resíduos em Odivelas

Como é do conhecimento público, por incúria dos sucessivos Executivos Municipais Socialistas de Odivelas, mas sobretudo de Loures, nunca o Concelho de Odivelas teve uma palavra de decisão sobre a gestão de resíduos no seu próprio território.

Passados quase 14 anos de existência, Odivelas continua a ter a recolha de lixo, o sistema de águas, saneamento, etc por conta da vontade dos «amigos» dos Serviços Municipalizados (SMAS) de Loures.

É hoje, por demais evidente que, os SMAS de Loures não respondem às necessidades da população do Concelho de Odivelas. No caso da recolha de resíduos/lixo a situação é gritante!

Odivelas necessita de inovação e, sendo a gestão de resíduos uma componente tão importante num Concelho, é fundamental investir em novos sistemas de gestão de resíduos de modo a servir a população da melhor forma.

Os SMAS de Loures não apostam na inovação, ao contrário de outros municípios da região de Lisboa que já integram inovadores sistemas de gestão de resíduos e com isso também perde Odivelas. 

Um exemplo relativamente à recolha do lixo. Já existem sistemas que monitorizam o nível de enchimento de ecopontos (como está apresentado na figura do lado). Deste modo, é possível fazer-se um planeamento dinâmico com bases nos dados resultantes da monitorização e do ponto de vista energético é totalmente autónomo.

Os benefícios deste sistemas consistem em:
  • Optimizar rondas evitando deslocações para recolha de contentores pouco cheios
  • Evitar a frequente acumulação de resíduos junto dos contentores
  • Caracterização da quantidade de resíduos produzidos por localidade sem deslocações
Este é apenas um exemplo entre muitos outros que podem ser aplicados. É importante que o Concelho de Odivelas tenho possibilidade de adoptar medidas de gestão de resíduos mais eficientes e que sirvam melhor a sua população. 

Em Novembro do ano passado foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Odivelas a denúncia do acordo referente à prestação de serviços pelos SMAS de Loures no concelho de Odivelas. Oxalá se concretize! ODIVELAS MERECE MELHOR!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget