Comemoraram-se neste mês de Julho, as célebres Festas da nossa Cidade, da autoria da Junta de Freguesia de Odivelas.
Ao contrário do que até hoje se tinha feito, o actual Executivo da JFO (PSD), sob a liderança do nosso companheiro, amigo e Presidente Vítor Machado, apostou num modelo para as festas completamente inovador no seio do concelho, em que a principal prioridade foi clarividente: Não acarretar qualquer tipo de custos para a Autarquia com a feitura das Festas e protagonizar o maior evento Musical, Cultural e Desportivo de que há memória na Freguesia de Odivelas, sede de concelho.
A prova do magnânimo trabalho, preconizado por este Executivo JFO (PSD) ficou patente.
Para a Autarquia (e é bom que se diga!) os 12 dias deste Mega Evento custaram zero! Numa gestão cuidada e inteligente da coisa pública, o Executivo da Junta de Freguesia de Odivelas concessionou o espaço, através de concurso efectuado via plataforma do Ministério Público, de onde surgiu, (analisados os critérios estabelecidos pela JFO) a empresa que ficou responsável (Memórias e Sons Lda.) pela gestão de todos os espectáculos, artistas, gastronomia, diversões, etc. Como contrapartida financeira para a Empresa, foi-lhes atribuído todo o valor de receita de bilheteira dos Espectáculos, sendo que a Junta de Freguesia de Odivelas arrecadou ainda o valor da concessão estabelecido previamente com a mesma.
Feitas “as contas” importa realçar o seguinte:
As Festas da Cidade de Odivelas não só não acarretaram um único cêntimo para a 2ª maior Freguesia do País, como para além disso, deram a oportunidade à Autarquia de juntar à sua receita, o valor pecuniário atribuído à concessão do espaço. Temos de nos compenetrar que, nos dias que correm, as Autarquias não podem estar sujeitas a prejuízos brutais e descabidos com festas e foguetórios e se é um facto que elas não existem para gerar dinheiro, a realidade é que também não podem nem devem dar prejuízo!
Paralelamente ao modelo organizativo deste evento, o sucesso das Festas da Cidade 2012 também passou pelo leque de artistas que subiram ao Palco:
De entre todos, destacamos a incontornável abertura do Evento (5 de Julho) com os carismáticos Xutos & Pontapés, espectáculo presenciado por mais de 15.000 pessoas, o Tributo aos U2, o DJ Diego Miranda, que fez as delícias dos Jovens Odivelenses num espectáculo sonoro fabuloso, os célebres Azeitonas e os seus aviões, a Noite de Fado, com António Pinto Bastos e Lenita Gentil, o dia dedicado a todas as crianças, com um espectáculo de Avô Cantigas, a Noite Multicultural, o imperdível Quim Barreiros, que tal como em 2010 lotou o recinto de gente para o ver e ouvir, os famosos Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, num grande show de stand-up comedy que incluiu a vertente musical de João Paulo Rodrigues(vencedor de um recente concurso musical de imitações) e para encerrar, a 16 de Julho, a actuação de Tony Carreira que deixou em apoteose os mais de 20.000 Odivelenses, dos 8 aos 80, que se deslocaram às Festas da Cidade de 2012 para delirar com tal actuação.
Embora as Festas da Cidade 2012 tenham tido uma fundamental componente musical e cultural, isso não impediu o Executivo da Junta de Freguesia de Odivelas de actuar no panorama desportivo.
A 11ª Légua Nocturna da Cidade de Odivelas, prova de atletismo enraizada na freguesia, viu este ano o seu status ser elevado, num evento que contou com 700 participantes, desde atletas de competição, participantes informais de atletismo e ainda todos os inscritos na Corrida Avós e Netos. Parafraseando o nome desta prova de atletismo, diríamos que este evento já se encontra a léguas das demais provas que se fazem no concelho, quer ao nível organizacional, quer mesmo a um nível profissional. De realçar ainda os poucos custos que a prova representou para a JFO. Quando não há dinheiro, inventa-se! É pena nem todas as Autarquias terem essa “sensibilidade”. Elevou-se a fasquia e esta corrida de 5 km resultou seguramente na melhor Légua Nocturna dos últimos anos.
Para além da Corrida de Atletismo, as frequentes actuações de artes-marciais no palco, de onde destacamos os grupos de capoeira e ainda as actuações dos grupos de dança, deram um colorido ainda maior a esta vertente desportiva na Freguesia.
A JSD Odivelas parabeniza todo o Executivo da Junta de Freguesia de Odivelas, na pessoa do seu Presidente Vitor Machado, pela realização das Festas da Cidade 2012 que resultaram no maior evento Musical, Cultural e Desportivo que Odivelas jamais tinha presenciado!