Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas: Juventude solidária 2011

Na passada 2ª feira, dia 12 de Dezembro, a JSD Odivelas realizou mais uma iniciativa no âmbito do seu projecto JSD Odivelas: Juventude Solidária.

Desta vez deslocámo-nos às instalações do CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea) mais perto de nós - Hospital Pulido Valente, Lumiar (Lisboa) -, onde, através de uma pequena colheita de sangue, nos podemos inscrever no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, que também se encontra integrado numa base de dados internacional.

Com este simples gesto poderemos estar a contribuir para salvar uma vida, caso as nossas células sejam compatíveis com as de alguém que esteja numa situação de necessitar de um transplante de Medula Óssea para poder sobreviver.

O mês de Dezembro, devido à época natalícia, é muito associado a acções de solidariedade social. Desta vez decidimos alertar consciências, dando a conhecer outra realidade e outra forma de ajudar: pessoas que, devido a uma doença oncológica, possam necessitar de um pouco de medula óssea de alguém que lhe seja imunologicamente compatível, para poder sobreviver.

É muito difícil encontrar alguém compatível, por isso essa probabilidade aumenta, quantos mais dadores estiverem registados.
O primeiro passo é dirigirmo-nos a um centro de recolha, preencher um inquérito e dar um pouco de sangue, de modo a fazer parte de um banco nacional de dadores. Não custa nada e demora não mais de dez minutos.

As necessidades da nossa população são muito diferentes e não são sentidas apenas nesta altura, estendem-se pelo ano inteiro. Como é hábito da JSD Odivelas, este projecto JSD Odivelas: Juventude Solidária não começa nem termina nesta época festiva. A Solidariedade faz parte do nosso ADN, por isso realizamos várias acções de solidariedade pelo ano inteiro.

Um acto vale mais que mil palavras e torna-se imperativo a continuação da ajuda a quem mais precisa. Um pequeno gesto como este, que equivale a uma pequena gota, pode ser a nossa prenda mais preciosa: a Vida.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget