Na passada 3ª feira realizou-se mais um plenário de militantes da JSD Odivelas. Este plenário "extraordinário" serviu para debater um ponto único, o balanço do mandato autárquico, que não pôde ser discutido no plenário anterior, por escassez de tempo. O plenário contou com a presença dos elementos da Comissão Política e outros militantes que quiseram vir participar, naquele que é o fórum aberto de discussão e avaliação de todos os militantes da concelhia.
Os autarcas da JSD tiveram oportunidade de fazer o balanço da sua experiência autárquica neste mandato, até ao momento, apresentando o seu trabalho e fazendo as suas reflexões sobre o presente e o futuro das freguesias e do município de Odivelas. Relembre-se que as eleições autárquicas realizaram-se em Outubro de 2009, há pouco mais de 2 anos, e a JSD considera essencial, nessa perspectiva, que seja feita uma avaliação crítica a meio do exercício, de modo a poder perceber o que vem correndo melhor e pior.
Relembramos ainda os eleitos da JSD nas últimas eleições: Paulo Pinheiro, Bruno Duarte e Maria João Nascimento como deputados da Assembleia Municipal de Odivelas; Pedro Roberto como vogal da Junta de Freguesia de Odivelas; Tânia Bragança e, mais recentemente, Carla Nazareth eleitas como membros da Assembleia de Freguesia de Odivelas e, posteriormente, integrando o executivo; Carla Marcelino eleita para a Assembleia de Freguesia da Ramada; João Correia eleito para a Assembleia de Freguesia da Póvoa de Santo Adrião e Daniela Duarte eleita para a Assembleia de Freguesia da Pontinha. O companheiro Marco Almeida ocupou, por pouco tempo, o lugar de vereador da Câmara Municipal de Odivelas.
Os autarcas da JSD têm demonstrado trabalho e empenho, apresentando sistematicamente propostas a todos os níveis, essencialmente sob a forma de recomendação. Naquelas freguesias onde não fomos eleitos, tem existido, contudo, alguma relutância na execução das propostas apresentadas e inclusive aprovadas, o que revela alguma desconfiança por parte dos executivos quanto a ideias inovadoras. Algumas medidas propostas foram a criação do cartão do jovem munícipe (que apesar de constar do programa eleitoral do PS, foi aprovado com os votos contra deste); a criação de centros de explicação; a realização dum protocolo com uma Associação que promove o aproveitamento de refeições não consumidas, entre muitas outras.
Outro ponto focado foi a realização do programa "roteiro de proximidade", que consiste na visita a todas as freguesias do concelho, de modo a podermos conhecer melhor os locais, a história e as associações que ficam em Odivelas. Esta iniciativa tem proporcionado um contacto mais próximo com as populações e os locais e, entendemos ser uma ferramenta essencial no desempenho do nosso mandato.
Os militantes presentes, no final, tiveram ainda oportunidade de colocar questões aos autarcas.