Halloween Costume ideas 2015

Secções do país encontram-se no Vimeiro

Foi no passado fim-de-semana de 17 e 18 de Julho que se realizou no Hotel Golf Mar, na Praia do Vimeiro, o II Encontro Nacional de Secções da Juventude Social Democrata e as comemorações do 36º aniversário da JSD. Este encontro contou com a participação de militantes das secções e distritais de norte a sul do país, com o objectivo de promover o debate político, partilha de experiências e ideias entre os dirigentes locais.

Logo no primeiro dia fomos brindados com dois painéis relacionados com temas bastante actuais e que cada vez mais nos preocupam tendo em conta a descredibilização que é dada nos dias de hoje à política.

O primeiro painel – A JSD e os SUB-18 - relacionado com a aproximação da JSD com as escolas e os jovens estudantes do secundário, contou com a participação de Nilza Sena, Vice-Presidente do PSD Nacional. Foram abordadas algumas estratégias e acções que devem ser desenvolvidas para fomentar o envolvimento dos sub18 e melhorar a relação com as escolas. De salientar que neste momento a JSD Nacional já se encontra a realizar workshops nas escolas secundárias de todo o país, com o objectivo de ensinar aos mais jovens o que é a política, para que serve e como se faz.

Seguiu-se um painel sobre A Produção Política nas Secções, tendo como oradores Nuno Matias e Rodrigo Moita de Deus. Os temas abordados centraram-se nas formas de chegar à população e na comunicação e informação, tendo em conta os meios de comunicação existentes e a importância e divulgação das redes sociais. Ficou a mensagem de que para se fazer política de uma forma construtiva é preciso chegar às pessoas, falar com elas e ouvi-las, para que seja possível identificar os problemas e desenvolver projectos que os solucionem. Quanto à forma irreverente que a JSD por vezes tem de anunciar os problemas, ficou o alerta de que, mesmo irreverentes e inovadores, é extremamente importante centrarmo-nos no problema real, como forma de nunca perdermos a nossa credibilidade.

Ainda antes do jantar que contou com a presença do Presidente do PSD, Dr. Passos Coelhos, foi altura de um debate livre entre Dirigentes da JSD, tendo o ex-presidente da Comissão Política da JSD Odivelas, Marco Almeida, dado o seu contributo, referindo as diversas actividades realizadas junto das escolas do concelho de Odivelas nos seus dois anos de mandato.

Dessas actividades, destacou as seguintes: Campanhas de sensibilização e distribuição de horários junto das escolas secundárias do concelho; Fórum de Estudantes do Concelho de Odivelas onde participaram cerca de 150 jovens das cinco escolas secundárias e da instituição de ensino superior; participação activa da JSD Odivelas na Feira do Associativismo realizada na Escola Secundária de Odivelas e realização do Mega Evento Change to Orange que contou com a presença de 150 jovens.

O último dia deste encontro esteve virado para um debate sobre a revisão estatutária da JSD, tendo havido o contributo de muitos jovens sociais democratas que expuseram as ideias para alteração de alguns pontos dos estatutos da JSD. Assim sendo, a partir de agora, cabe-nos a nós, militantes, secções e distritais, elaborar propostas concretas que possam contribuir para uma revisão estatutária consciente e benéfica para a nossa estrutura.

Para finalizar, ao almoço pudemos contar com a presença, além do presidente actual, Pedro Rodrigues, de dois ex-presidentes da JSD Nacional, Pedro Duarte e Carlos Coelho.

Considero que este Encontro Nacional de Secções foi bastante benéfico, na medida em que nos permitiu debater, partilhar experiências e aprender. Como o conhecimento nunca é demais, aconselho a participação activa dos militantes da JSD em próximas actividades deste cariz, pois a formação é um dos caminhos que contribui para o nosso desenvolvimento pessoal e político.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget