Até aqui, o cartão só estava acessível aos jovens com idades entre os 12 e 25 anos, mas essa situação é agora alterada com a definição na União Europeia dos 30 anos como idade limite para o acesso a iniciativas públicas destinadas aos jovens.
Deve-se esta alteração à evolução sociológica do conceito “Juventude” na União Europeia. Aliás, é unânime a concepção de que a emancipação económica dos jovens é cada vez mais tardia e difícil, com estes a saírem mais tarde de casa dos pais e a prolongarem, de igual modo, o seu período de estudos.

Neste sentido, é preciso continuar a lutar para que este limite de idade seja extensível a outras iniciativas. O aumento da idade limite para aceder a diversas iniciativas destinadas a jovens tem sido sempre uma bandeira da JSD, nomeadamente, na questão dos transportes e do arrendamento jovem, pelo que consideramos esta medida agora anunciada, um avanço muito positivo.
A confirmar-se esta notícia, a JSD Odivelas regozija-se pois este cartão tem uma grande variedade de benefícios, tais como descontos em transportes, salas de cinema, pousadas de juventude, na área da cultura, desporto e em eventos lúdico-recreativos de Verão, permitindo a que todos os seus militantes possam vir a ter acesso a estes decontos.
Recordamos que o Cartão Jovem nasceu a 19 de Junho de 1986, após a assinatura de uma resolução do Conselho de Ministros pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva.
Poderás consultar esta notícia em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395613
JSD Odivelas
Sempre à frente!
Enviar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.