Halloween Costume ideas 2015

Sensibilização - Reciclagem de óleos alimentares

Retomamos a rubrica sensibilização, desta vez com o intuito de chamar à atenção de todos para a importância de não deitar os óleos alimentares para o esgoto, pois cada gota de óleo deitada pelo cano abaixo contamina grandes quantidades de água e mata os microrganismos das estações de tratamento (que ajudam no tratamento da água).

Dados relativos ao nosso País, mostram que em cerca de 125.000 toneladas deste resíduo, apenas 3.000 são recolhidas. Relativamente ao óleo alimentar é possivel este ser utilizado para fabricar sabão, ou produção de combustivel para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, a fim de se obter biodisel.

Se a reciclagem do óleo oferece vantagens ambientais, sociais e económicas, não seria justo promover a sua reciclagem? Se foi criado o pilhão para reciclar as pilhas baterias, porque não criar o óleão?

Sabemos que existem apenas duas entidades em Odivelas que aceitam óleo usado para o encaminharem para a reciclagem própria, mas têm de ser os cidadãos a "descobrir" estas entidades! Não devia ser assim. Afinal para que servem os ecopontos em Odivelas?

A JSD quer acreditar que Odivelas não ficará muito mais tempo sem a massificação da reciclagem destes óleos! Acreditamos que a Câmara Municipal de Odivelas enveredará todos os seus esforços, nomeadamente junto dos Serviços Municipalizados de Loures para colocar ao dispôr dos Odivelenses ecopontos para estes óleos.

Se não o fizer até Outubro de 2009, temos a certeza que o próximo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, certamente o irá fazer! Aliás, talvez só com a criação dos (tão desejados pelos Odivelenses) Serviços Municipalizados de Odivelas, os habitantes do Concelho possam ter reciclagem como deve ser à porta de sua casa!


JSD Odivelas

Uma juventude de causas!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget