Dados relativos ao nosso País, mostram que em cerca de 125.000 toneladas deste resíduo, apenas 3.000 são recolhidas. Relativamente ao óleo alimentar é possivel este ser utilizado para fabricar sabão, ou produção de combustivel para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, a fim de se obter biodisel.
Se a reciclagem do óleo oferece vantagens ambientais, sociais e económicas, não seria justo promover a sua reciclagem? Se foi criado o pilhão para reciclar as pilhas baterias, porque não criar o óleão?
Sabemos que existem apenas duas entidades em Odivelas que aceitam óleo usado para o encaminharem para a reciclagem própria, mas têm de ser os cidadãos a "descobrir" estas entidades! Não devia ser assim. Afinal para que servem os ecopontos em Odivelas?
A JSD quer acreditar que Odivelas não ficará muito mais tempo sem a massificação da reciclagem destes óleos! Acreditamos que a Câmara Municipal de Odivelas enveredará todos os seus esforços, nomeadamente junto dos Serviços Municipalizados de Loures para colocar ao dispôr dos Odivelenses ecopontos para estes óleos.
Se não o fizer até Outubro de 2009, temos a certeza que o próximo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, certamente o irá fazer! Aliás, talvez só com a criação dos (tão desejados pelos Odivelenses) Serviços Municipalizados de Odivelas, os habitantes do Concelho possam ter reciclagem como deve ser à porta de sua casa!
JSD Odivelas
Uma juventude de causas!
Enviar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.