Dados relativos ao nosso País, mostram que em cerca de 125.000 toneladas deste resíduo, apenas 3.000 são recolhidas. Relativamente ao óleo alimentar é possivel este ser utilizado para fabricar sabão, ou produção de combustivel para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, a fim de se obter biodisel.
Se a reciclagem do óleo oferece vantagens ambientais, sociais e económicas, não seria justo promover a sua reciclagem? Se foi criado o pilhão para reciclar as pilhas baterias, porque não criar o óleão?
Sabemos que existem apenas duas entidades em Odivelas que aceitam óleo usado para o encaminharem para a reciclagem própria, mas têm de ser os cidadãos a "descobrir" estas entidades! Não devia ser assim. Afinal para que servem os ecopontos em Odivelas?
A JSD quer acreditar que Odivelas não ficará muito mais tempo sem a massificação da reciclagem destes óleos! Acreditamos que a Câmara Municipal de Odivelas enveredará todos os seus esforços, nomeadamente junto dos Serviços Municipalizados de Loures para colocar ao dispôr dos Odivelenses ecopontos para estes óleos.
Se não o fizer até Outubro de 2009, temos a certeza que o próximo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, certamente o irá fazer! Aliás, talvez só com a criação dos (tão desejados pelos Odivelenses) Serviços Municipalizados de Odivelas, os habitantes do Concelho possam ter reciclagem como deve ser à porta de sua casa!
JSD Odivelas
Uma juventude de causas!