Halloween Costume ideas 2015

Sensibilização - Estejam sempre online!

Como tem vindo a ser hábito, a JSD Odivelas vem cumprir a sua missão de sensibilizar todos os leitores deste blog para as mais diversas causas e como podem, confortavelmente, cumprir os seus deveres de cidadania. Desta feita, vimos contribuir para uma maior a "info-inclusão" de todos os jovens de Odivelas e restante população Odivelense.

Assim, vimos sensibilizar para a utilização do site da DGCI para cumprirem a vossas obrigações declarativas e pagarem os vossos impostos electronicamente, evitando deslocações às repartições de finanças. Através de http://www.e-financas.gov.pt/ podem entregar as vossas declarações de IRS, simular o IRS que terão a pagar ou a receber, pagar os vossos impostos seja o IRS, o IUC (antigo selo do carro), IVA, IMI, IMT ou selo, pedir esclarecimentos, apresentar reclamações e aceder aos dados prediais das propriedades que eventualmente tenham.

Para tal, terão que antes demais, pedir uma senha de acesso à vossa área nas Declarações Electrónicas, que vos será enviada para casa. Ser-vos há solicitado o vosso n.º de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal (tem de corresponder à que colocaram no formulário quando pediram o n.º de contribuinte).

Notamos que, mesmo que não tenhas rendimentos declaráveis hoje, em breve terás que cumprir com as tuas obrigações fiscais, pelo que começares a contactar desde já com estas realidades só te trará menos preocupações no futuro.

Caso já tenham senha de acesso, podem igualmente verificar a vossa situação fiscal, ver que impostos pagaram ou têm a pagar, actualizar os vossos dados perante a Administração Fiscal. Podem, por exemplo, actualizar este últimos, colocando o vosso e-mail e contacto telefónico na vossa área para serem contactados para cumprir as vossas obrigações fiscais.

O mesmo acesso é também possível para assuntos de Segurança Social, evitando as habituais longas horas despendidas nas lojas do cidadão e nas instalações da Segurança Social. Através do acesso a https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/registo.aspx é possível fazer o registo na Segurança Social Directa, página de acesso à Segurança Social Portuguesa a todos os seus beneficiários. Para ter acesso a esta área é necessário solicitar uma password (procedimento idêntico ao das declarações electrónicas). Será necessário saberes qual o teu número de beneficiário da Segurança Social (NISS).

Esta área tem várias funcionalidades algumas das quais poderão ser-vos úteis. E aqui, ao contrário do que pode suceder quanto às Declarações Electrónicas, é possível consultares a tua situação para efeitos de Segurança Social, ainda que não tenhas rendimentos tributáveis ou outros impostos devidos.

No site da Segurança Social Directa é possível, entre outros, obter uma declaração de situação contributiva, consultar a carreira contributiva (para quem já trabalha), simular o valor da pensão à data, consultar o estado dos pedidos de licença/subsidio maternidade/paternidade, subsidio de desemprego e subsidio de doença e prestações familiares. É possível também requerer o subsidio de desemprego e o pagamento da pensão de reforma (para os mais antigos, que já cumprem os requisitos para se reformar), bem como consultar o estado destes pedidos.

Para os que já do acima exposto sabem (já têm passwords de acesso aos respectivos sites), informamos que tanto ao site das Declarações Electrónicas como ao site da Segurança Social Directa, foram recentemente adicionadas novas funcionalidades. Por exemplo, no site das Declarações Electrónicas já é possível pedir isenção de IMI e pagar o IMT, para quem tenha adquirido habitação em 2009.


JSD Odivelas

Sempre ao teu lado!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget