Halloween Costume ideas 2015

Homenagem a Francisco Sá Carneiro!

Realizou-se no passado dia 4 de Dezembro pelas 18h, na rotunda Francisco Sá Carneiro na Freguesia da Ramada, em Odivelas, uma homenagem a um dos fundadores do Partido Social-Democrata (na época o PPD/PSD), que faleceu no dia 4 de Dezembro de 1980.

Nesta homenagem estiveram presentes dezenas de militantes, membros das Comissões politicas de Odivelas do PSD e da JSD. Entre estes, o Presidente da JSD de Odivelas, Marco Almeida, o Presidente da Comissão politica do PSD de Odivelas , Carlos Boião e o Presidente da Distrital de Lisboa, o companheiro Carlos Carreiras.

O discurso de Homenagem esteve a cargo do Presidente da Distrital de Lisboa que realçou o homem que foi Sá Carneiro, os valores e ideias defendidas e a importância da criação do partido que é hoje o PSD fundado na social-democracia.

Foi depositada uma coroa de flores na lápide que dá nome à rotunda, foto da qual anexamos à esquerda.
Mas quem foi Sá Carneiro?

Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e exerceu advocacia no Porto. Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Confronto e director da Revista dos Tribunais.
Deputado independente, pertenceu à chamada ala liberal de 1969 a 1973. Após o golpe militar de 25 de abril de 1974, foi um dos fundadores do PPD, presidindo aos seus destinos até à sua morte.
Fez parte do primeiro governo provisório como ministro adjunto. Líder do PSD (nova denominação do PPD), com o CDS e o PPM constituiu em 1979 a AD (Aliança Democrática), que venceu as eleições intercalares.
Com isso, ascendeu a chefe do Governo. Obteve uma maioria absoluta nas eleições de 5 de outubro de 1980, vindo a falecer num acidente aéreo nas vésperas das eleições presidenciais.
Entre outras obras, publicou: "Uma Tentativa de Participação Política" (1971), "Ser ou Não Ser Deputado" (1973), "Por uma Social-Democracia" (1975), "Poder Civil, Autoridade Democrática e Social-Democracia" (1975) e "Uma Constituição para os Anos 80: Contribuição para um Projeto de Revisão" (1979).

É com muito orgulho que prestamos esta homenagem a este grande líder que foi Sá Carneiro. De facto, foi um dos mais importantes na fundação e implementação da Social-Democracia em Portugal.
Ainda hoje se levantam muitas duvidas e controvérsias quanto à tragédia de Camarate, nesse fatidico dia 4 de Dezembro de 1980. Acidente ou atentado?
Nós afirmamos: Podem, ou não, ter derrubado cobardemente um grande líder, mas nunca vão derrubar a Social-Democracia e os seus seguidores!

Sá Carneiro está sempre na nossa memória, ele foi e continuará sempre a ser o nosso líder!

JSD Odivelas

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget