medida.
As famílias preocupam-se com a necessidade de aquecer os lares e com o custo com eletricidade que este implica, preocupando-se os produtores com as necessidades energéticas em maior volume e a utilização do mix energético para suprir a procura das famílias e das empresas!
E é na questão do consumo de eletricidade que é preciso continuar a insistir. Ou seja, na eficiência energética e nas fontes de produção de energia. E só contando também com os privados, Portugal pode almejar a sua independência energética!
Se é verdade que a maior fonte de desperdicio de energia nos lares e empesas é o fraco ou não isolamento, também as fontes de energia que são canalizadas para aquecimento dos lares e iluminação têm de ser preocupação de todos.
Há muito que defendo que, sendo Portugal um país com tanta exposição solar (até no inverno é possível produzir energia solar), as empresas e o Estado têm de definitivamente assumir que a intensificaçao da produção desta energia é estratégico para Portugal! Não para resolver per si o nosso problema de dependência energética, mas para minimizá-lo.

Há várias questões que merecem ponderação:
- Porque ainda não foram aumentados os números de licenças para produção desta energia?
- Sabendo que existe legislação que obriga os prédios novos a instalar estes mesmos painéis solares para aquecimento de água, porque não iniciar um programa para todos os prédios atuais?
- Porque ainda não foi potenciada a instalação de painéis solares em todos os prédios públicos para aquecimento das águas e iluminação utilizadas nestes prédios? Se a SONAE consegue fazer um acordo com a EDP, o Estado também consegue!

Aliás, desta forma, até podem ser disponibilizados outros serviços aos clientes como o carregamento de: (i) telemóveis (após validação de título de transporte), (ii) cigarros eletrónicos e (iii) outros dispositivos eletrónicos.
Haja vontade de tornar Portugal e o mundo mais sustentáveis!
Enviar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.