Halloween Costume ideas 2015

JSD realizou Roteiro do Associativismo em Odivelas!

Na sequência do projecto Roteiro do Associativismo Jovem, a JSD Odivelas deu continuidade a este célebre programa, desta feita contactando mais uma vez com as forças vivas da Freguesia de Odivelas (já o tínhamos feito anteriormente, em Janeiro de 2012, como podes comprovar aqui).

Foi assim, na manhã do dia 16 de Março que realizámos o Roteiro do Associativismo na freguesia de Odivelas. Durante a iniciativa contámos com a presença dos autarcas do executivo da Junta de Freguesia de Odivelas, Pedro Martins e Pedro Roberto.

No início do dia, fomos recebidos pelo presidente do Ginásio Clube de Odivelas (GCO), Carlos Cabaço. Antes da amável conversa, tivemos oportunidade de assistir a uma brilhante apresentação de patinagem artística. Já em conversa, o presidente do clube elucidou-nos a respeito de toda a história do GCO, que começou por ser propriedade do Sr Olaio. Actualmente o clube conta com 600 atletas e 3 funcionários. Durante toda a sua vivência, este clube assumiu bastante importância principalmente no que diz respeito à modalidade de andebol. Hoje em dia, pela crescente oferta de outros clubes no concelho de Odivelas e não só e por dificuldades financeiras dos atletas, em manter o pagamento das mensalidades, o mesmo não se verifica tendo sido extinto o escalão de séniores desta mesma modalidade. Um de outros problemas reportados foi a obrigatoriedade de formação aos treinadores, que se torna bastante dispendiosa não tendo o clube verbas para suportar os custos com estas modalidades. O seu Presidente Carlos Cabaço, reconhece e demonstra vontade em dinamizar mais o clube com pessoas mais jovens e com novas iniciativas. Presentemente as modalidades com mais projecção são a patinagem artística, a ginástica e hóquei patins, sendo este o único clube do Concelho com tal oferta desportiva. Semanalmente o espaço é utilizado também para modalidades desportivas e actividades com idosos. De forma gratuita e uma vez por semana, o GCO cede as suas instalações para a prática de actividade física (ginástica) de doentes da dependência do Júlio de Matos em Odivelas.


Seguidamente, foi-nos dada a oportunidade de conhecer a ACSDA (Associação Cultural Social e Desportiva da Arroja) onde fomos recebidos pelo Presidente da Direcção Fernando Ferreira e pela Presidente do Conselho Fiscal, Zélia Lopes e restantes membros da direcção. O clube deu a conhecer toda a génese e criação da Associação, principal grau de intervenção no seio da freguesia e algumas das dificuldades com que se deparam diariamente. A ACSDA conta já com 436 sócios, embora nem todos pagantes por dificuldades financeiras. Abarcam a maioria da população local jovem do bairro da arroja e a modalidade existente é o futsal, não obstante todas as iniciativas que realizam de cariz recreativo e social, tais como Peddy Papers, Magustos, Karaokes, Noites de Fado,etc. A ACSDA está para a arroja, como a JSD Odivelas está para a Juventude do concelho! Reportaram-nos bastantes dificuldades em transportes para os jogos e despesas. Outras das dificuldades apresentadas prende-se também com a falta de material de construção para “dinamização” da sede, uma vez que a mesma está longe de estar acabada.

Ao final da manhã, fomos ainda recebidos pelo Presidente da direcção do Clube Atlético das Patameiras e restante equipa. Este clube desenvolve variadíssimas modalidades tais como o Atletismo, a ginástica de manutenção, o futsal e o taikwondo, sem esquecer a realização dos tão famosos Santos Populares. Contam actualmente com 250 atletas sendo as quotas apenas de 1€ por mês. A sua sede, localizada no bairro das Patameiras, é sobretudo visitada por sócios, muitos deles desempregados e reformados, mas que é fulcral para o equilíbrio das contas do clube com a exploração do bar/café e salão de jogos. A direcção do CAP lamentou-nos não existir actualmente, uma política clara e concreta para o desporto escolar em Odivelas, ficando a Câmara Municipal muito aquém dos deveres que tem a este respeito. O CAP considerou ainda muito importante que os agentes políticos e autárquicos “percam” tempo na perspectiva de ouvir as pessoas, de perceber a realidade das forças vivas com o objectivo de haver uma maior proximidade sinérgica entre Associações e forças partidárias.

JSD Odivelas
Ao teu lado!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget