Halloween Costume ideas 2015

Diário UV 2012 - Dia 4

Este dia de quinta-feira em Castelo de Vide começou às 10 horas da manhã para os estudantes da Universidade de Verão, com uma aula com o tema “lições do passado e ambições para o futuro” do economista e consultor do governo para as privatizações Dr. António Borges. Com a aula explicou os erros do passado (mais detalhadamente dos últimos 10 a 15 anos) e ao mesmo tempo mostrou como está a existir uma transformação estrutural da economia portuguesa que permita trazer a balança de pagamentos para um patamar sustentável, restaure a competividade da nossa economia, aumente o investimento (apenas aquele que seja sustentável e não seja reprodutivo) com o objectivo final de fazer crescer as taxas que nos permitam diminuir o desemprego. A conclusão desta aula foi que tudo no programa de ajustamento está a ocorrer como o esperado (da mesma maneira  que os programas de 1976-1978 e 1983-1985, mesmo sem a possibilidade de desvalorizar a nossa moeda através da taxa de câmbio) excepto o aumento abrupto do desemprego (fenómeno justificado pela diminuição do consumo e equilíbrio mais rápido do que se pensava da balança de pagamentos). Perante este cenário, embora não esteja garantido, o país pode acreditar que 2013 pode ser um ano de retoma. 

Depois desta aula, todo o grupo teve o direito a um saboroso almoço (embora o meu grupo tivesse precisado de perder algum tempo a preparar a aula da tarde, em que os diversos grupos participaram na assembleia extraordinária). Essa assembleia extraordinária contou com os comentários do deputado Pedro Pinto e do Dr. José d’Aguiar. Nesta aula, os grupos tiveram de debater os trabalhos de grupo realizados. Neste debate houve várias situações de argumentação e contra-argumentação. 

Depois desta assembleia vários grupos tiveram a possibilidade de visitar várias zonas da vila de Castelo de Vide, nomeadamente o castelo e a parte judaica. Esta visita foi bastante cansativa, na medida em que a vila possuía zonas de uma grande percentagem de inclinação. 

Para finalizar, houve um jantar conferência com a presença da Dra. Leonor Beleza. O tema abordado foi a cultura do mérito e constitui um exemplo para todas as mulheres presentes na plateia. Foi um dia cansativo. A Universidade não está muito longe do fim, mas está a ser uma experiência muito gratificante.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget