Halloween Costume ideas 2015

Diário UV 2012 - Dia 2

A 10ª edição da Universidade de Verão do PSD/JSD em Castelo de Vide continua vibrante nesta jornada número 2, depois de um dia 1 cheio de ansiedade pelo começo desta aventura. Pelas 10h00 já os trabalhos estavam a arrancar no anfiteatro da Universidade, sempre de forma pontual e organizada, com o Prof. Dr. Adriano Moreira. A aula deste célebre orador incidiu sobre a existência (ou não) de sinais de esperança no Mundo em que vivemos face à crise vigente. Na sua abordagem, o Mundo tende a enfrentar uma anarquia no sentido que os diferentes tempos (social, político e internacional) estão em actual conflito. A importância da Europa é fundamental para Portugal. Esta ideia tem a sua génese na janela de oportunidade representada pelo orador, onde a Europa tenderá a ser o principal actor num apoio aos estados membros em defesa do espírito europeu. 

Já o sol demonstrava a sua total força quando a ordem de trabalhos seguiu-se com o almoço. Aqui os alunos foram presenteados com um briefing sobre campanhas eleitorais pelo Dr. José D’Aguiar. Às 14h30, um dos momentos mais aguardados do dia, o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa inicia a sua intervenção de uma forma divertida e bem-disposta. Com o tema, “Os novos e os velhos-novos actores políticos do séc. XXI”, o orador transforma a cronologia democrática nacional num conto político que vai desde a década de 70 até à actualidade, explicando sucintamente no que consistiram os vários períodos de governação, passando pelas etapas mais marcantes de uma democracia ainda jovem. 

Terminada a sessão, a ordem de trabalhos prosseguiu com os vários grupos a reunirem-se para elaborar os trabalhos decorrentes da Universidade. O dia culminou com um jantar com o ilustre Prof. Dr. Miguel Morgado, que no âmbito de ciência política conferenciou durante mais de duas horas sobre a reflexão ideológica da política global, com especial incidência na política nacional. Ao fim deste segundo dia académico foi, para mim também, um enorme privilégio conhecer tamanha cifra de alunos e concepções. Estou certo que a dimensão de conhecimento presente nesta Universidade terá um contributo fundamental sobre as vidas dos discípulos aqui presentes. 

O dia de amanhã já vem tarde e mal posso esperar pela nova jornada académica. 

“A grande constante da nossa vida é a mudança.” Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget