Halloween Costume ideas 2015

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI (em latim Benedictus PP. XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, em Marktl am Inn, Baviera, Alemanha, no dia 16 de Abril de 1927. É actual Sumo Pontífice da Igreja Católica desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sucedendo ao Papa João Paulo II no conclave de 2005.


O seu pai, comissário da polícia, provinha duma antiga família de agricultores da Baixa Baviera, de modestas condições económicas. A sua mãe era filha de artesãos de Rimsting, no lago de Chiem, e antes de casar trabalhara como cozinheira em vários hotéis.

O período da sua juventude não foi fácil. A fé e a educação da sua família prepararam-no para enfrentar a dura experiência daqueles tempos, em que o regime nazi mantinha um clima de grande hostilidade contra a Igreja Católica. Marcou muito ao ainda jovem Joseph quando viu nazis açoitarem o pároco antes da celebração da Santa Missa. O próprio Ratzinger pai não só não colaborou com o regime como ajudou e protegeu os sacerdotes que sabia estarem em perigo.

Durante a Segunda Guerra, chegou a ser convocado para combater nos esquadrões antiaéreos alemães. Dispensado, acabou sendo recrutado primeiro pela legião austríaca e depois pela infantaria alemã, da qual desertou em menos de dois meses. De volta ao seminário, foi ordenado padre em junho de 1951. À função, somou o trabalho como professor de teologia, primeiro na Universidade de Bonn e depois na de Regensburg, onde seria reitor.

Em março de 1977, tornou-se arcebispo de Munique e Freising e, menos de três meses depois, foi criado cardeal pelo papa Paulo 6º. Já sob João Paulo 2º, em 1981, Ratzinger tornou-se o líder da Congregação para a Doutrina da Fé.

Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger foi eleito papa pelo colégio de cardeais. O conclave findo em 19 de Abril de 2005 foi um dos mais rápidos da história, tendo apenas quatro votações e duração de apenas 22 horas.

A escolha do nome Bento é uma provável homenagem ao último papa que adoptou o nome Bento, que foi o italiano Giacomo della Chiesa, entre 1914 e 1922. Conhecido como o "Papa da Paz", Bento XV tentou, sem sucesso, negociar a paz durante a I Guerra Mundial. O seu pontificado foi marcado por uma reforma administrativa da igreja, possuindo um caráter de abertura e de diálogo.

O homem que apenas queria continuar a estudar, não viu o seu desígnio ser cumprido, ao ser chamado por João Paulo II para ser Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Vem nestes dias a Portugal, num período de forte contestação contra a Igreja devido aos escândalos de casos de pedofilia praticados por sacerdotes em vários países do mundo. Aliado a este clima mais crítico, este Papa depara-se com uma crise de fé que vive o “Velho Continente”. Será este o seu grande desafio do seu pontificado.

A sua visita pastoral não abrange unicamente o santuário mariano de Fátima, mas também visita Lisboa e o Porto, encontra-se com as mais altas figuras do Estado e da Cultura, dando um sinal forte que o Papa vem para todos!

A sua mensagem será sempre uma mensagem de paz, uma mensagem de diálogo, especialmente com outras confissões religiosas. Bento XVI, que foi um dos grandes impulsionadores do Concílio Vaticano II, apesar da sua aura conservadora, transmitiu, através das suas três encíclicasDeus Caritas Est (Deus é Amor), Spe Salvi (Salvos na Esperança) e Caritas in Veritate (Amor na Verdade) – que é através do Amor que se atinge Deus, é através da conjugação da Graça e da Justiça que se alcança a Paz e que num mundo devastado pela profunda crise económica é necessário políticos e políticas à luz da ética cristã para alcançar a felicidade dos povos.

Crentes ou não, saibamos compreender esta mensagem... e pô-la em prática!

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget