Realizou-se no passado dia 20 de Março a iniciativa de âmbito Nacional, Projecto Limpar Portugal. Tal como antecipadamente comunicámos, a JSD Odivelas não deixou passar em branco esta nobre iniciativa e pôs mãos à obra!
Iniciando os trabalhos logo pela manhã, a JSD compareceu às 9h00h junto do parque temático da Ribeirada, um dos pontos de encontro definidos pela coordenação do Projecto. Distribuído material e equipamento de limpeza por toda a gente, veio ao de cima um espírito generoso e coadjuvante de 60 Jovens Sociais-Democratas, que, nessa zona, amealharam centenas e centenas de quilos de resíduos sólidos, de onde se destacam o plástico, o vidro, o cartão e muito, muito entulho. Para além do jardim da Ribeirada, intervimos também na imensa zona verde da Av. Amália Rodrigues, que está ao abandono ( puro descampado!) onde a acumulação de lixo foi imensa!
Para além da acção Ambiental na Freguesia de Odivelas, estivemos ainda na Freguesia da Pontinha, junto ao pinhal da Paiã e ao Parque de estacionamento de terra batida, onde com os mesmos recursos, quer humanos, quer materiais, continuámos a Limpar Odivelas! Curioso ou talvez não, juntaram-se várias toneladas de lixo onde se destacam resíduos e materiais como madeira, metal… Ou mesmo colchões, pneus, cofres, cobertores, pára-choques, faróis entre outros!!
À tarde manteve-se a dinâmica que a iniciativa exigia de TODOS NÓS e estivemos ainda “ no terreno”, para salvaguardar que os resíduos acumulados seriam transportados para local próprio e definido pela Coordenação do Projecto Limpar Portugal, a fim de serem seleccionados e reciclados.
Não podemos deixar esquecida uma palavra de agradecimento ao ISCE, que facultou o seu Autocarro de 30 lugares para que fosse possível fazer o transporte dos Jovens do Parque da Ribeirada para o Pinhal da Paiã, bem como para o caminho inverso.
Por fim agradecer também à Junta de Freguesia de Odivelas, o apoio oferecido ao nível do material e equipamento que nos foi proporcionado, nomeadamente t-shirt´s, Luvas de Jardinagem, Sacos próprios para acumular os resíduos e apoio logístico, sem os quais o DIA L não teria sido o mesmo em Odivelas!
Cada vez mais conscientes do impacto Ambiental que têm estas iniciativas, diremos sempre “Presente” a projectos como este!
JSD ODIVELAS