Para a Juventude Social Democrata de Odivelas, este dia deve ser celebrado em Portugal como um motivo de Orgulho para a Juventude mas também uma oportunidade para olhar com preocupação para com os problemas que afectam todos aqueles que serão o futuro de Portugal!
E por isso, hoje pelas 8h, estaremos à porta da escola Secundária de Caneças a distribuir flyers sobre o futuro dos jovens estudantes, com propostas para combater o abandono escolar e incentivar a aquisição e desenvolvimento de competências, de modo a que os estudantes de hoje sejam futuros profissionais competentes.
No que concerne ao Abandono Escolar, quando comparando Portugal com os outros países da UE, a situação é preocupante!
Os perigos do abandono escolar para Portugal e as consequências que daí advêm (falta de qualificações, empregos precários, instabilidade pessoal, familiar e profissional) são para a JSD, motivo de preocupação.
Os perigos do abandono escolar para Portugal e as consequências que daí advêm (falta de qualificações, empregos precários, instabilidade pessoal, familiar e profissional) são para a JSD, motivo de preocupação.
Quem Governa um país, tem de defender a exigência durante a sua aprendizagem, para que possamos ter jovens com perspectiva de uma carreira profissional, com melhores qualificações e maior reconhecimento social.
A nível nacional, Lisboa não é das áreas com maiores índices de Abandono Escolar, no entanto registam-se assimetrias significativas dentro da área Metropolitana de Lisboa e que Odivelas não foge à regra. Esta é a nossa realidade! É da análise e constatação desta(s) realidade(s) que resulta a necessidade de estarmos atentos à questão do Abandono Escolar e que ninguém pode ficar indiferente.
Propusemos e voltamos a reafirmar, queremos:
- A realização de um estudo que faça o levantamento dos números, bem como das causas do abandono escolar no nosso Concelho. Deste modo, será possível, de uma forma séria, elaborar um programa de combate ao Abandono Escolar no Concelho de Odivelas.
A JSD Odivelas entende que as seguintes medidas, devem ser tomadas de imediato:
1) Combate ao abandono escolar através da criação de pólos auxiliares de acção educativa;
2) Implementação e criação de pólos informáticos e de espaços de apoio ao Estudante que disponham de todo o apoio necessário para estudantes;
3) Aposta no Ensino técnico-profissional como vector estruturante do ensino;
4) Aposta no desporto escolar como elemento primordial na luta ao abandono escolar e na integração social de todas as comunidades.
JSD Odivelas