A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta no início do século XX, durante o processo de industrialização económica que levou a protestos sobre as condições de trabalho. No dia 8 de Março de 1857, 150 Mulheres que trabalhavam numa fábrica em Nova Iorque foram protagonistas de umprotesto contra as más condições de trabalho e salários baixos.
Em 1910, numa Conferência Internacional de mulheres realizada na Dinamarca, decidiu-se instituir este dia, homenageando aquelas mulheres, mantendo presente na consciência da sociedade, o valor, a dignidade e os direitos da mulher.
No dia 25 de Março de 1911 houve novamente protestos numa outra Fábrica em Nova Iorque onde, segundo alguns relatos, várias Mulheres foram trancadas numa divisão da fábrica e acabariam por ser vítimas de um incêndio que ceifou 130 dessas corajosas Mulheres.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes, tendo sido revitalizado na década de 60. Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) designou o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher, patrocinando o Dia Internacional da Mulher, que desde aí se celebra no mundo Ocidental.
Neste sentido, enquanto houver no mundo mulheres que sejam vítimas dos mais variados tipos de abuso e discriminação, como sejam, violência doméstica, abusos sexuais, discriminação no acesso e manutenção do emprego, bem como, vitimas de qualquer tipo de injustiça, a JSD de Odivelas não vai deixar de lembrar este dia.
Às Mulheres e Senhoras da JSD, de Odivelas, de Portugal, que tanto acrescentam à nossa juventude, ao Concelho e a Portugal, o nosso obrigado por existirem!
JSD Odivelas
JSD Odivelas