Halloween Costume ideas 2015

Água - o ouro do século XXI

Dizem os especialistas de estratégia internacional que a próxima guerra será devida à água. E a água é uma das vítimas do Aquecimento global.

Há mesmo cientistas que afirmam que devemos ultrapassar o ponto de não retorno do aquecimento global em 2050. As consequências serão catastróficas, se não continuarmos a mudar o nosso estilo de vida. Imagine-se três meses de Verão, com temperaturas iguais todos os dias às que se fazem sentir quando temos ondas de calor, que normalmente duram apenas alguns dias.

Hoje é o Dia Mundial da Água! A Água é um recurso natural cuja capacidade de renovação depende, em grande parte, da gestão que a humanidade conseguir fazer dela.

Portugal é, neste momento, o 6º maior consumidor mundial de água por habitante. Quem o diz é o instituto mundial World Wilde Fund no seu relatório "Planeta Vivo 2008", disponível em http://www.panda.org/. Os primeiros cinco lugares são ocupados pelos EUA, Malásia e três países mediterrânicos: Grécia, Itália e Espanha.

Infelizmente desperdiçamos 80% da água que pagamos. Não é fácil sabermos com rigor que quantidade de água consumimos em Portugal. Mesmo assim, há dados disponíveis ignorados pela maioria dos portugueses. Um exemplo: consumimos em casa apenas 20% da água que pagamos, sendo os outros 80% — as águas residuais — devolvidos aos meios hídricos e aos solos.

Deixamos um exemplo, por descabido que vos possa parecer, mas que permite que todos poupemos água nas nossas casas:

As quantidades disponíveis de recursos hídricos superficiais são actualmente determinadas e conhecidas, graças a uma rede de monitorização pluviométrica e hidrométrica, criada recentemente. No entanto não existe este controlo sobre as águas subterrâneas.

Há ambientalistas que afirmam mesmo que os modelos de desenvolvimento que temos adoptado no turismo, na agricultura e noutros sectores estão a conduzir à redução da água disponível! Por um lado há um aumento contínuo nos campos de golfe, resorts turísticos, culturas agrícolas intensivas, etc. Por outro lado, o défice do balanço hídrico tem-se agravado nos últimos anos e as situações que antes eram consideradas excepcionais estão a repetir-se, como os períodos de seca sistemática alterando com chuvas torrenciais!

Os números do WWF não encaixam com as estatísticas nacionais. A organização diz que cada português consumiu em média, entre 1997 e 2001, cerca de 2,2 milhões de litros de água por ano, correspondendo 1,2 milhões (54%) à água gasta na produção de bens e serviços noutros países do mundo e que foram importados para Portugal, e 1 milhão (46%) à que foi gasta na produção de bens e serviços portugueses. Só que o Plano Nacional da Água aponta apenas para metade deste valor em 2002. O primeiro grande problema é o desperdício, que atinge mais de 40% em certos sectores. Depois, não tem sido dada prioridade ao uso e recuperação das águas subterrâneas. Por fim, Portugal está atrasado na aplicação das novas regras e directivas europeias de gestão da água e das bacias hidrográficas.

Eu não acho que se deva ter pânico ou ser alarmista. Acho é que tendo em conta o cenário provável do aquecimento global, é sempre preferível tentar contrariá-lo, do que cruzar os braços e vê-lo realizar-se.

Ninguém pode prever o futuro, mas é inegável que os sinais são preocupantes. Não é possível negar o degelo nos pólos, as ilhas que começam a desaparecer a olhos vistos ou os animais, como os ursos, que em alguns sítios já não hibernam e plantas que florescem mais cedo.

Há quem afirme que as pessoas só funcionam ou com o chicote ou com a cenoura. Ou seja, se não houver nem chicote nem cenoura, "o burro não anda".

Defendo a poupança e reutilização de água, como por exemplo o tratamento da água dos chuveiros e lavatórios para rega dos jardins e espaços verdes públicos, mas também privados! Porque têm estes sistemas de irrigação, de gastar água potável?

Ter o cuidado de fechar sempre muito bem a torneira é um gesto de grande poupança energética. Uma torneira a pingar uma gota por segundo pode gastar até 45 litros de água por dia e um "fiozinho" de água mais de dois mil litros de água por dia. Sabias que se fechares a torneira enquanto escovas os dentes podes poupar cerca de 10 litros de água? Um banho de imersão pode gastar cerca de 5 vezes mais do que um duche?

Se se vier a verificar que o cenário mais pessimista do aquecimento global não acontece, pelo menos as medidas que tomarmos contribuirão para termos um ambiente mais limpo e mais saudável.


Texto de: Bruno Duarte (Vice-Presidente da JSD Odivelas)

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget