Halloween Costume ideas 2015

Mais e Melhor Cidade

As freguesias que constituem o Concelho de Odivelas sofrem, todas elas, de grandes erros de planeamento e gestão urbanística. Erros provocados por más opções que no passado foram tomadas.

A falta de estruturação no planeamento das urbanizações construídas e, daquelas que ainda hoje se constroem, provocam graves problemas na qualidade de vida de quem vive no nosso Concelho, principalmente nas freguesias da Póvoa de Sto. Adrião, Pontinha e Odivelas, sendo esta ultima freguesia o exemplo de Cidade a ser repensado e alterado.

Odivelas é hoje uma verdadeira “selva de pedra”, em que o betão avança sem qualquer critério, sem qualquer preocupação de um enquadramento harmonioso das novas construções no meio envolvente.

As zonas de lazer, os espaços verdes ou nunca existiram ou, tendem a desaparecer.

O Direito à Qualidade de Vida na Nossa Terra

O valor atribuído ao ambiente insere-se, também, no direito à qualidade de vida. O facto de a grande maioria dos munícipes de Odivelas viverem em zonas mais urbanas, obriga-nos a dedicar uma especial atenção à qualidade de vida no “quadro urbano”.

Seria um erro entender este “quadro Urbano” apenas com o objectivo da promoção de mais Zonas de Lazer e de mais Espaços Verdes, não iremos por essa visão redutora.

Consideramos, no entanto, ser urgente a criação de uma “Política de Ambiente Urbano”, já anteriormente abordada pela JSD mas que não encontrou seguidores. Politica, essa, que terá de acentuar uma nova estratégia de urbanismo e de cidade.

Queremos mais e melhor Cidade. Queremos a Cidade em que a pessoa não encontre única e exclusivamente a sua habitação.

Uma Cidade pensada e criada para a qualidade de vida que, necessariamente, tem que proporcionar a quem nela habita.

Uma cidade onde exista o espaço com qualidade para o exercício das actividades profissionais dos seus habitantes, onde existam espaços que permitam o desenvolvimento de actividades lúdicas e culturais.

Concebemos para Odivelas uma Politica Urbana Global, que para além de habitações que respeitem rigorosos critérios de enquadramento paisagístico nas novas urbanizações, proporcione condições para o desenvolvimento harmonioso de zonas de comércio, zonas de fixação de indústrias, escritórios bem como de outras actividades.
A este modelo de Cidade não podem faltar espaços em que o contacto das populações com o meio ambiente seja uma realidade, a construção de parques de lazer, o aproveitamento de manchas verdes existentes no Concelho e que facilmente se adaptariam a grandes zonas de lazer e convívio e possibilitariam um contacto privilegiado dos munícipes com a natureza é uma necessidade clara de Odivelas.

Enquadrar as novas urbanizações em zonas em que prevaleçam os espaços verdes assim como, zonas de lazer, deve ser uma prioridade.

Bem como, pugnar pela redução da volumetria permitida nas novas construções deve ser uma medida a seguir.

Entendemos o Concelho do futuro como um espaço que concilie zonas habitacionais, industria e serviços de referência e qualidade com zonas de lazer, espaços verdes que permitam às populações desfrutar verdadeiramente do contacto com a natureza.

Odivelas deve apostar na reabilitação do Pinhal da Paiã, o grande pulmão do Concelho, apostar fortemente na transformação de uma das muitas quintas existentes num grande parque urbano de lazer, reabilitar o espaço urbano de forma a trazer mais “verde” para dentro das freguesias.


Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget