Durante todo o mês de Abril celebra-se o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, sendo simbolicamente representado pelo laço azul. Este é o mês onde várias Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, juntamente com outras instituições, organizam uma série de atividades de forma a promover a proteção das crianças e jovens que são maltratadas ou estão em risco de o ser. Esta é uma realidade que ainda está muito presente na nossa sociedade, sendo os números relativos aos maus tratos a crianças e jovens assustadores.
Segundo o último Relatório Anual de Atividades das CPCJ, no ano de 2013 foram acompanhados 71567 processos. Destes processos 18910 foram de Negligência; 18273 foram de Exposição a Comportamentos que possam Compromete o Bem-estar e Desenvolvimento da Criança, ou seja estarem expostos a situações de violência doméstica ou situações de consumo excessivo de álcool por parte dos cuidadores, por exemplo; e 12151 foram por situações de perigo em que esteja em causa o Direito À Educação como situações de absentismo e abandono escolar; seguindo-se o mau trato físico, o abuso sexual, criança abandonada ou entregue a si própria, mau trato psicológico, mendicidade, entre outros. Para diminuirmos estes números temos que fazer a nossa parte e comunicarmos sempre que suspeitarmos de uma situação deste género.
Podes comunicar uma suspeita de maus tratos às entidades com competência em matéria de infância e juventude (como os serviços de saúde, escolas, serviços de ação social, etc.); às entidades policiais; às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) ou ao Ministério Público e tribunais. Para fazeres essa comunicação basta descreveres a situação e dar o máximo de informação que conseguires acerca da criança/jovem e da sua família. Ao comunicar uma situação de maus tratos às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens poderás pedir o anonimato.
Contactos da Comissão de Proteção de Ciranças e Jovens (CPCJ) de Odivelas
Morada: Rua Júlio Borba (Parqueamento do Pingo Doce da Póvoa de Santo Adrião), 2620-101 Póvoa de Santo Adrião.
Tel.: 219382540 Tlm.: 924458989 Fax:210496177
Email: cpcj.odivelas@gmail.com
Para além de perante a Lei a comunicação deste tipo de situações ser obrigatório é também um dever cívico de todos nós. Não feches os olhos ao que se passa ao teu lado!
Enviar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.