Halloween Costume ideas 2015

Abril – Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude

Durante todo o mês de Abril celebra-se o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, sendo simbolicamente representado pelo laço azul. Este é o mês onde várias Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, juntamente com outras instituições, organizam uma série de atividades de forma a promover a proteção das crianças e jovens que são maltratadas ou estão em risco de o ser. Esta é uma realidade que ainda está muito presente na nossa sociedade, sendo os números relativos aos maus tratos a crianças e jovens assustadores.


Segundo o último Relatório Anual de Atividades das CPCJ, no ano de 2013 foram acompanhados 71567 processos. Destes processos 18910 foram de Negligência; 18273 foram de Exposição a Comportamentos que possam Compromete o Bem-estar e Desenvolvimento da Criança, ou seja estarem expostos a situações de violência doméstica ou situações de consumo excessivo de álcool por parte dos cuidadores, por exemplo; e 12151 foram por situações de perigo em que esteja em causa o Direito À Educação como situações de absentismo e abandono escolar; seguindo-se o mau trato físico, o abuso sexual, criança abandonada ou entregue a si própria, mau trato psicológico, mendicidade, entre outros. Para diminuirmos estes números temos que fazer a nossa parte e comunicarmos sempre que suspeitarmos de uma situação deste género.


Podes comunicar uma suspeita de maus tratos às entidades com competência em matéria de infância e juventude (como os serviços de saúde, escolas, serviços de ação social, etc.); às entidades policiais; às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) ou ao Ministério Público e tribunais. Para fazeres essa comunicação basta descreveres a situação e dar o máximo de informação que conseguires acerca da criança/jovem e da sua família. Ao comunicar uma situação de maus tratos às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens poderás pedir o anonimato.



Contactos da Comissão de Proteção de Ciranças e Jovens (CPCJ) de Odivelas

Morada: Rua Júlio Borba (Parqueamento do Pingo Doce da Póvoa de Santo Adrião), 2620-101 Póvoa de Santo Adrião.
Tel.: 219382540    Tlm.: 924458989   Fax:210496177


Para além de perante a Lei a comunicação deste tipo de situações ser obrigatório é também um dever cívico de todos nós. Não feches os olhos ao que se passa ao teu lado!


Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget