Halloween Costume ideas 2015

Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas na Pontinha é Monumento Nacional

Foi precisamente na freguesia da Pontinha que se instalou o comando do Movimento das Forças Armadas que deu início à revolução de 25 de Abril de 1974! Para os Pontinhenses este não é um tema novo, mas para os mais distraídos, foi no Quartel da Pontinha que foram conduzidas as operações de um dia que ficará na história do país.



Ao longo dos anos o Quartel da Pontinha foi passando de um marco único para uma porta amarela “plantada” à beira do Metro da freguesia e completamente esquecida.

Para os que nunca tiveram oportunidade de visitar, e se são Odivelenses, não percam a oportunidade. Muitas foram as guerras recentes. Sim porque um espaço daqueles pode ser explorado para muitas coisas e daria muito jeito. Contudo, pessoalmente acho que não se pode nem deve apagar a história de uma Freguesia, de um Concelho, de um País!

Poucas foram as vozes que se uniram nesta luta infindável criando também o Núcleo Museológico da Revolução e que pode e deve ser visitado por todos.
Os verdadeiros Pontinhenses sempre lutaram pela manutenção do Quartel bem como contra o fecho do Núcleo Museológico.
Durante este mandato, a Assembleia de Freguesia da Pontinha constituiu um grupo de trabalho com todas as forças políticas tendo resultado num comunicado exigindo
- Manter o Regimento de Engenharia nº1 na freguesia
- A conclusão da classificação do Posto de Comando do MFA como monumento nacional

A manutenção deste marco histórico não é uma causa local mas sim nacional. Contudo, a manutenção deste marco histórico é um dos locais que confere identidade e mantém a história da freguesia e em segundo lugar, permite que mais pessoas tenham interesse em visitá-la e quem sabe permanecerem cá. 

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, é com agrado que vejo a classificação do edifício do Posto de Comando do MFA considerado monumento nacional, incluindo o património integrado no antigo quartel do Regimento de Engenharia n.º 1, tendo como critérios "o evidente valor histórico e memorial e o elevado conteúdo simbólico".

Enquanto autarca, esta sempre foi uma das nossas lutas que foi este mês travada! Este é o verdadeiro valor da democracia, feita em prol da população!


Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget