A Conferência/Debate contou com a participação de autarcas da freguesia e docentes da faculdade de arquitetura da universidade lusíada de Lisboa. Este evento, que contou com a organização da universidade lusíada de Lisboa (LABURB/CITAD) e com o apoio da união das freguesias de Ramada e Caneças, foi o culminar de uma parceria entre a câmara municipal de Odivelas e a faculdade de arquitetura da universidade lusíada de Lisboa, que teve início em 2011.
Os projetos apresentados pelos docentes (Miguel Ângelo, Pedro Lebre e Vítor Neves) eram trabalhos académicos (realizados pelos alunos) e não pretendiam constituir-se como propostas técnico-profissionais de caráter estruturante. Eram propostas alternativas que pretendiam questionar situações anómalas existentes e ficcionar soluções ideais. Estas propostas, pensadas ao mesmo tempo por muitas mentes jovens, pretendiam apresentar recomendações para a vila de Caneças e foram aglutinadas e apresentadas num documento intitulado de “Caneças Termos de Referência”.
De entre várias recomendações, as mais visadas tiveram como foco o Ordenamento (deverá ser implementado um processo de planeamento urbano sustentável e integrado que tenha em atenção a organização urbanística privilegiando a consolidação do tecido urbano e o preenchimento de vazios no perímetro urbano), as Estruturas Viárias e Estacionamento
Concluiu-se também que Caneças tem potencial para continuar a ser uma área agrícola, sobretudo em áreas especializadas da agricultura/floricultura intensiva com alguma valência tecnológica na área das estufas. Tem também um enorme potencial na área do turismo, sobretudo através dos temas relacionados com a ruralidade saloia e com a água. Existe uma possibilidade efetiva de atrair a população urbana da região de Lisboa, sobretudo nos finais de semana e de desenvolver um tipo de turismo cultural relacionado com esses temas, desenvolvendo a montante alguma oferta nos capítulos do comércio e da restauração.
A JSD Odivelas dá os Parabéns, por esta excelente iniciativa e pelo excelente trabalho, a todos os que estiveram envolvidos na mesma!