Começou ontem, dia 1 de setembro de 2014 a 12ºedição da universidade de verão no ano em que o PSD completa os seus 40 anos de existência.
Por volta das 17h da tarde, já a secção de Odivelas se fazia representar nesta que é a maior e melhor experiência de formação política. A nossa secção encontra-se representada por 3 elementos da comissão política, Daniela Duarte (vice-presidente), Pedro Cardoso (vogal) e Filipe Moreira (vogal).
À semelhança das anteriores edições, o director Carlos Coelho dirigiu a sessão de abertura com a explicação de como será programada toda a semana bem como as regras pelas quais se cingirão. Seguiu-se o presidente da Jsd Nacional, Hugo Soares que recebeu com palavras calorosas todos os participantes fazendo uma analogia dos alunos da UV como a selecção nacional. A sua intervenção termina com uma frase de Kennedy: “ A mudança é a lei da vida, e aqueles que folham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro”.
O deputado Duarte Marques usou também da palavra demonstrando a relevância do empenho máximo dos participantes.
Seguiu-se a intervenção do vice-presidente do PSD, Marco António Costa. Tal como Francisco Sá Carneiro nos ensinou, Marco António Costa, reforçou que na actualidade os ideais se mantêm: “ O PSD é consequente: primeiro o país e depois o partido.”
O primeiro jantar formal da Universidade de Verão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide Dr. António Nobre Pita ao qual brindámos, ele que tão bem nos recebeu. Evocou também que foi aqui que o capitão Salgueiro Maia nasceu e foi sepultado.
Por fim, os grupos foram formados e iniciaram-se todos os trabalhos em conjunto.
Daniela Duarte - grupo castanho
Pedro Cardoso - grupo rosa
Filipe Moreira - grupo azul
E assim terminou o primeiro dia deste diário de bordo da UV, um dia que foi longo mas com a aguçou a expectativa para esta semana que se avizinha.