Halloween Costume ideas 2015

Roteiro do Associativismo na Ramada

No âmbito do projecto Roteiro do Associativismo, previsto e organizado no corrente mandato, no passado sábado, dia 20 de Outubro, a JSD Odivelas visitou associações relacionadas com a juventude, o desporto e a cultura, com sede na freguesia da Ramada, com a presença do líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia, João Pedro Silva. O Roteiro do Associativismo iniciou-se, relembramos, no passado mês de Setembro na freguesia de Famões, onde tivemos oportunidade de conhecer dois clubes relacionados com a actividade desportiva. 

Desta vez, na freguesia da Ramada, visitámos os Escuteiros da paróquia da Ramada, cujas instalações se situam no piso térreo da igreja da Ramada. Tivemos oportunidade de fazer uma visita guiada com uma das chefes do agrupamento, que nos mostrou as várias salas onde os Escuteiros reúnem, onde fazem as suas actividades e onde armazenam os materiais. As instalações deste agrupamento apresentam várias vantagens, em termos de espaço e de equipamentos, que infelizmente outros agrupamentos do concelho de Odivelas não dispõem. Relembramos, a este propósito, que no passado mandato da comissão política tivemos oportunidade de realizar visitas a quase todos os agrupamentos das restantes freguesias e deparamo-nos de facto com condições piores. Neste sentido, em conversa com os responsáveis pelo agrupamento da Ramada, pese embora alguns aspectos logísticos que poderiam ser melhorados, como a instalação eléctrica, o espaço é adequado à capacidade do agrupamento, que conta sempre com o apoio da paróquia e da boa vontade dos membros e respectivas famílias. Neste momento, o agrupamento, que começou os primeiros passos no ano de 2000, conta já com cerca de 130 escuteiros, e tem registado de ano para ano um grande crescimento. A JSD Odivelas congratula a actividade educativa e o importante trabalho para a comunidade que é efectuado por este agrupamento.

Ainda relacionada com a paróquia da Ramada, visitámos a Associação Sócio-cultural da Ramada (mais conhecida pelos Jovens da Ramada), cuja sede também se situa no edifício da igreja. Esta associação nasceu da vontade de trabalho cívico e social de alguns jovens da freguesia, tendo sentido a necessidade de constituir esta associação como forma de institucionalizar esse trabalho. Prestam apoio paroquial (animação das missas, apoio a actividades da igreja) mas realizam principalmente actividades de índole cultural, como teatro e música. Encenam peças de teatro e participam em festivais de música, levando o nome da freguesia a vários locais do país. Também estão em crescimento, revelando-se como uma das entidades relacionadas com a juventude mais dinâmicas da Ramada, e contam com cerca de 40 associados efectivos.

Conhecemos ainda o Movimento Missionário, um grupo que faz da missão em Portugal e no estrangeiro o centro da sua actividade. Composto por elementos de várias faixas etárias, é dirigido por jovens motivados pelo espírito de entre-ajuda e solidariedade. Realizam todos os verões uma missão na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, onde têm construído instalações sociais e apoiado em grande medida a comunidade local. Para além disso, têm um trabalho contínuo em Portugal, concretamente na Ramada, em Évora e no Fundão, onde  prestam auxílio social a quem mais precisa. Neste momento, o grupo precisa de angariar membros mais jovens, para continuar e renovar o trabalho que tem vindo a fazer. Fica desde já o apelo, a quem se quiser juntar ao Movimento Missionário da Ramada: contactos através do blog e da página de Facebook.

Por fim, o Roteiro terminou com a visita ao Club Desportivo do Jardim da Amoreira. Cerca de um ano após a nossa primeira visita a este clube, quisemos ver qual a evolução desde então, principalmente, porque na altura tinha sido constituído há pouco tempo. O clube conta agora com cerca de 70 crianças e jovens, que praticam a modalidade de futsal. As principais preocupações dos seus dirigentes prendem-se essencialmente - como de resto é transversal a quase todos os clubes que temos visitado em Odivelas - à dificuldade em aceder aos pavilhões desportivos que são geridos pela Câmara Municipal. Neste caso, os atletas treinam no pavilhão do colégio Flor do Campo, na Ramada, uma escola privada, com os custos inerentes a essa qualidade, uma vez que não conseguem aceder ao pavilhão da escola secundária da Ramada, para os treinos e competições. Relembramos que os deputados da JSD na Assembleia Municipal já questionaram a Câmara Municipal sobre esta questão e ainda sobre os apoios em termos de verbas, que é uma preocupação comum aos clubes desportivos do concelho, sem ter obtido uma resposta concreta.

A JSD Odivelas teve assim oportunidade de conhecer as associações que prestam serviço à comunidade da Ramada, às suas actividades e às suas dificuldades. A nossa proximidade à população, ao seu dinamismo e à sua iniciativa de acção e de trabalho social são uma colaboração que o poder político deve ter sempre em conta. 

Fica um agradecimento especial a quem nos acompanhou na visita, e especialmente às associações que fazem um trabalho muito positivo e desinteressado em prol da comunidade.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget