O mais prestigiado Jornal de Economia do Mundo aprova as reformas do Governo Português
O jornal Financial Times publicou um "dossier" de quatro páginas dedicado a Portugal, no qual analisa o estado da economia do país e defende que estão a surgir sinais positivos em vários sectores.
Sob o título "Doing Business in Portugal", o Financial Times fala de sectores da economia como a construção, a banca, as privatizações, o trabalho, o turismo ou mesmo até a energia.
"Decididos a levar a cabo reformas" é o título de um dos primeiros artigos, no qual o jornal afirma que os objetivos estruturais e fundamentais estão a ser atingidos. O reconhecido jornal refere ainda que as dificuldades do país não diminuíram o entusiasmo (dos portugueses) pela moeda única e que há sinais positivos que começam a surgir no país.
Numa outra rubrica do jornal, sob o título "Bancos esperam melhoras rápidas", o FT garante que um bancário tem a perfeita noção de que o sector financeiro de Portugal difere abruptamente dos da Irlanda e da Grécia, os outros dois países que foram sujeitos a resgates financeiros internacionais.
Em tom elogioso o Financial Times fala ainda das privatizações, no que à economia portuguesa dizem respeito, referindo que Portugal já conseguiu angariar 10.000 milhões de euros com este processo, esperando-se a curto-prazo arrecadar mais 7.000 milhões.
O “dossier Lusitano ” menciona ainda que as pressões externas facilitam as mudanças e refere que pela primeira vez, há (em Portugal) uma vontade de fazer reformas estruturais citando o ministro da economia, Álvaro Santos Pereira, ao dizer que "todas as condições estão garantidas".
A última página sobre o nosso país é dedicada sobretudo aos setores do turismo e da energia, com o Financial Times a considerar Portugal uma nação dedicada ao mar e a abrir boas perspectivas para o sector turístico apesar do aumento do IVA.
Bom trabalho digo eu!