Halloween Costume ideas 2015

Diário de Bordo Nº 1

Castelo de Vide,

Universidade de Verão, 31 Agosto 2011



São 5:24 da manhã e só agora terminámos o nosso primeiro dia de formação nesta 9ª edição Uviana. O Sono já pesa, mas ainda assim queremos partilhar convosco a nossa experiência no início destas jornadas.



O dia começou com uma brilhante palestra sobre o Tema “Ambiente e Energia - o que temos de decidir já!”, dada pelo orador Eng. Jorge Moreira da Silva (Ex. Presidente da JSD) e que exerce actualmente funções na United Nations Development Programme . A sua explanação inicial incidiu sobre fenómenos climáticos (tufões/tempestades tropicais) que sucedem em zonas do globo não previstas (Atlântico Norte) e que estão já directamente relacionadas com as alterações climáticas que vão sucedendo. Referiu ainda os objectivos climáticos previstos pela UE até 2020 no que concerne a eficiência energética, diminuição dos gases poluentes e aumentos das energias renováveis, bem como o investimento que tem sido feito no que diz respeito à economia do carbono.



Neste Tema, o Companheiro Pedro Roberto teve a honra de presidir o seu grupo e ser o porta-voz nas questões apresentadas ao Eng. Jorge Moreira da Silva, nomeadamente questionando-o sobre as metas previstas pela UE para 2050 (tremendamente ambiciosas) tendo em conta os péssimos comportamentos ambientais a que assistimos nos dias de hoje; a ainda enorme dependência dos combustíveis fósseis e o custo de infra-estruturas provenientes das energias renováveis como é o exemplo da energia marmotriz (proveniente das marés).



O Eng. terminou a sua apresentação com uma ideia chave: “ O resgate do sistema financeiro e da economia não pode servir de desculpa para que não resgatemos o sistema climático!”



À tarde, tivemos a honra de assistir a uma palestra dada pelo Dr. Manuel de Lemos, Presidente das Misericórdias, sobre o tema “ Sector Social: Um actor fundamental para ultrapassar a crise portuguesa”. Tendo uma vasta experiência na gestão de uma Economia Social, o Formador da UV evidenciou o trabalho efectuada pelas IPSS e Misericórdias, que para além de empregar mais de 200 mil pessoas, dão apoio a uma percentagem considerável de pessoas com carências na nossa sociedade.



À noite, os Uvianos tiveram o privilégio de privar, num Jantar-Conferência, com o Professor Dr. Nuno Crato, actual Ministro da Educação e Ciência do nosso País. De destacar as suas explanações concisas, directas e claras sobre as muitas perguntas que os 10 grupos de trabalho colocaram a respeito do futuro da Educação em Portugal. De relevar os seus comentários sobre a Rede de organização do Ensino Superior e as “Turmas de nível”.



Paralelamente a esta extensa ordem de trabalhos, temos ainda participado activamente na feitura do JUV (jornal diário da UV2011) e que é concebido com as muitas sugestões/perguntas efectuadas pelos Alunos às personalidades em maior destaque nesta intensa semana.



Despedimo-nos por agora, na certeza de que não se importarão que descansemos 2:30h! O despertador toca às 8:00h e a pontualidade é maxime!



Até Amanhã!



Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget