Na semana que passou, a JSD Odivelas apresentou nas freguesias da Pontinha, Ramada e Odivelas, através dos seus autarcas eleitos nas respectivas freguesias, uma proposta de criação de um centro de explicações para crianças de famílias carenciadas, que a abaixo se transcreve:
"No início de mais um ano lectivo, cabe-nos a todos fazer uma profunda reflexão sobre o ainda elevado desinteresse de muitos jovens pelo Ensino, aliado maioritariamente, a um fraco desempenho escolar.
De uma forma empenhada, motivante e cívica, devemos encetar esforços no sentido de contribuir e apoiar os Jovens que manifestem situações similares e necessitem do apoio necessário.
Nesta óptica, a criação do Centro de Explicações da Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas, nas suas instalações, será uma forma de proporcionar aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, oriundos de famílias carenciadas, um acompanhamento regular e assíduo do trabalho efectuado na Escola. Assim, a Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas contribuiria para um aumento do aproveitamento escolar bem como para a ocupação de parte dos tempos extra-curriculares dos Jovens da Pontinha/Ramada/Odivelas.
A viabilidade do Centro de Explicações da Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas, que constava no programa eleitoral do PSD, para esta freguesia, passará pelo recurso a Jovens voluntários que pretendam “leccionar” e colaborar neste projecto. Caberá ao Executivo da Junta de Freguesia optar por contribuir com um diploma de participação aos mesmos.
É de salientar que este é um projecto inovador mas não pioneiro, é já aplicado noutras freguesias e que tem vindo a ser pautado por um enorme sucesso.
Neste sentido, a Assembleia de Freguesia, reunida a 27/28/29 de Setembro de 2010, recomenda ao Executivo da Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas este dinâmico projecto, no intuito de contribuir para a redução das dificuldades académicas dos alunos da nossa Freguesia, ajudando-os a encarar a escolaridade de uma forma diferente, na consecução de um melhor aproveitamento escolar."
De notar que esta ideia, tendo já sido implementada em outras freguesias de outros Concelhos, é uma via para dar oportunidade aos jovens, em escolaridade obrigatória, com dificuldades académicas e que sejam oriundos de famílias carenciadas, a mesma oportunidade que outros jovens, da mesma idade e com melhores condições financeiras, têm em ter explicações.
Isto sim, é justiça social.
As explicações seriam dadas por jovens voluntários com formação para tal! Seria uma forma de concentrar, na mesma iniciativa, a boa vontade de alguns ajudando aqueles que não conseguem obter ajuda.
Poderão perguntar os leitores, quem determinaria se seriam ou não famílias carenciadas? A Junta de Freguesia deve ter uma listagem de famílias que procuram ajuda, ou através da verificação do rendimento familiar das mesmas.
O que se pretende com esta proposta é essencialmente:
- ajudar jovens com fraco aproveitamento escolar, oriundos de famílias carenciadas (não é substituir os centros de explicações privados, antes ajudar quem não pode aceder a estes)
- o voluntariado dos formadores
De notar que a proposta apresentada pela JSD Odivelas, através das bancadas do PSD, foi aprovada em todas as freguesias! Unanimidade na Pontinha, abstenção do PS e CDU na Ramada e votos contra da CDU em Odivelas!
Esta proposta demonstra quem é realmente a cara dos jovens em Odivelas!
JSD Odivelas
Por ti!