Antes de começar a escrever sobre este assunto, quero que fique claro que esta análise que escrevo é da minha exclusiva responsabilidade e não pode ser usada como opinião oficial da JSD Odivelas. É uma opinião que, como tal, pode não reunir unanimidade. Fica desde já o aviso que, para os leitores mais susceptiveis não se recomenda a leitura deste post!
Neste sentido, não posso deixar de começar por registar o sinal de mudança que Portugal deu no passado Domingo! Foi evidente que os Portugueses quiseram o PSD para tirar Portugal do actual "buraco" onde está metido!
Aparentemente, a abstenção subiu relativamente a 2009 o que por si é revoltante, inadmissível! Com tanta greve, tanto protesto, manisfestações, uma votação em massa era o minimo que poderiamos esperar! Com todo o Portugal a queixar-se da situação nacional, o minimo que todos os Portugueses poderiam fazer era exercer o seu direito e dever cívico mais nobre, Votar!
Sei que o número total de votantes inscritos (9.4 milhões) poderá ser superior à realidade dos eleitores vivos, resultado da não actualização (limpeza) dos cadernos eleitorais! No entanto, mesmo que a verdadeira abstenção não corresponda a 41%, mas tenha sido uma abstenção real de 38% ou 37%, ainda assim é demasiada abstenção!
São quase 4 milhões de Portugueses que não se dignaram a votar, salvaguardadas as devidas excepções que não são certamente nem 1%! Que se demitiram de se responsabilizar e que NÃO TERÃO NENHUMA LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA PARA SEQUER OPINAR SOBRE O GOVERNO NOS PRÓXIMOS 4 ANOS!
Quanto aos resultados dos Partidos que concorriam a estas eleições, é uma vergonha como é possível ao contrário de quase toda a UE só em Portugal mais de 40% dos Portugueses não quererem ver a realidade do país!
Em Espanha, o Socialismo foi punido exemplarmente, nem 10% tiveram nas últimas eleições. E esta lógica foi seguida em todos os países Europeus que tiveram eleições recentemente. Em Portugal, mesmo depois de humilhados por um pedido de ajuda externa devido à incompetência do Governo de Sócrates, mais de 1.5 milhões de Portugueses quiseram "tapar os olhos"! E mais de 2.3 milhões mesmo sabendo que a Esquerda tem destruído Portugal, resolveu dar-lhe o voto! VERGONHOSO!
E atenção, ninguém tenha dúvidas, os 4.7% votos que o Bloco de Esquerda perdeu foram direitinhos para os que levaram o país à bancarrota! Foi o medo da MUDANÇA, da evolução, da melhoria do país!
Se a maioria dos Portugueses, quase 3 milhões de votantes, perceberam e sabem quem pode MUDAR Portugal para melhor, acabar com a pobreza, fazer crescer o país, trazer mais justiça social, mais segurança, definir um Futuro! Infelizmente ainda há muitos que continuam "agarrados" a ideologias passadas, ideias erradas, ilusões fúteis!
Estas eleições eram uma oportunidade, que 70%/80% e arrisco-me mesmo a dizer 90% dos Portugueses (como fizeram os Espanhóis) deveriam ter aproveitado! Infelizmente só cerca de 51% o fizeram!
Há que conseguir UNIR PORTUGAL e fazer ver aos restantes a verdade, o caminho de Portugal!