Halloween Costume ideas 2015

Debates a sério procuram-se...

Estamos a pouco mais de um mero mês das próximas eleições legislativas. Os programas de cada partido foram apresentados, as listas de cada partido foram apresentadas e as ideias gerais de cada um foram anunciadas, mas, e a discussão dos mesmos?

Quando se pensa que tudo começará em Setembro (ou devia começar), já está espalhada uma trapalhada de debates, modelos de debates, desistências, amuos, contradições e confusões. Quem perde (e quem financia estas birras e confusões dos núcleos partidários) são sempre os mesmos, os portugueses.

Mas vamos ao que realmente interessa, e deveria interessar: discussão nos debates.

1.     Vai-se falar de tudo sem se falar de nada. Vai-se misturar educação com justiça, segurança social com saúde, economia com emprego, Europa com Portugal, mentira com confiança. A discussão é vasta em cada um dos temas, e cada tema não menos importante que o outro. Assim de caras isto dava 7! debates pelo menos;

2.     Confronto de ideias. É no confronto de ideias que o eleitorado deve perceber (ou devia perceber) as medidas reais e concretas de cada partido. Assim, a discussão teria de ser sempre entre os quatro partidos/coligações principais a votos – PSD/CDS, PS, CDU/PEV, BE). Não há cá tempo, nem interesse, nem necessidade de debates aos pares; [fazer apenas um PS/PSD-CDS seria menosprezar todos os outros];

3.     Tempo. Quando se dá tanto tempo de antena ao futebol, às novelas, aos comentadores políticos, será possível que os debates só possam durar uma hora? Numa hora nada se diz, nada se transmite, nada se transforma. Dar quinze minutos (ou trinta) por interveniente é para andar a brincar aos debates. Os intervenientes estão lá é para debater até à exaustão, e nós portugueses para tentar perceber o que eles nos querer vender. Façam-nos de 2 horas pelo menos. Façam horas extra!

Em suma, dada a grande importância que estes debates irão ter na decisão do eleitorado que ainda não sabe muito bem onde irá votar, e até para clarificação daqueles que já sabem onde colocar a cruz, é fundamental a discussão nos debates. Extensiva, exaustiva, esclarecedora.

Perceber COMOmelhorar a educação, COMOcriar melhores condições de geração de emprego, COMO financiar o modelo da segurança social, COMO financiar a factura do serviço nacional de saúde e COMOentender as políticas monetárias europeias. Eu para ter confiança em algo, tenho que saber como querem efectivamente lá chegar. Dizer o número final não chega como nunca chegou.


Debates a sério procuram-se...
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget