Realizou-se no passado dia 7 de Junho o 1º Congresso Regional de Lisboa, que teve lugar no Pavilhão Polivalente, no concelho de Odivelas. Coube, portanto, à secção de Odivelas a organização deste 1º Congresso eleitoral e de discussão política, figura que foi criada na última revisão estatutária da JSD. Entendeu a JSD, no último Congresso Nacional, que a eleição dos órgãos regionais ganharia uma maior legitimidade, transparência e dinamismo se tivessem lugar num formato de congresso, com discussão política, apresentação de moções de estratégica global das listas candidatas e moções sectoriais pelos congressistas.
De facto, os trabalhos decorreram durante todo o dia, com a presença de alguns convidados de honra, que marcaram muito positivamente o início do Congresso. Contámos com Duarte Marques, Presidente da Comissão Política nacional da JSD, que introduziu uma breve análise sobre este novo formato para as regionais, dos seus benefícios, e de como tem sido um sucesso em outros distritos onde já foi realizado. Em seguida, tivemos ainda a oportunidade de ouvir Sandra Pereira, Presidente da Comissão Política concelhia de Odivelas do PSD e também Vereadora na Câmara Municipal de Odivelas, que relembrou um flagelo ainda actual, a sinistralidade rodoviária, que continua a tirar a vida de muitos jovens por todo o país. Esteve também presente Vítor Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, que muito bem nos recebeu em sua casa e que muito generosamente teceu elogios à JSD Odivelas, especialmente aos Vogais com quem trabalha diariamente na Junta de Freguesia. O Presidente da JSD Odivelas, Paulo Pinheiro, deu as boas vidas a todos os presentes, entre os quais, cerca de 120 congressistas e cerca de 20 observadores, dando desde logo início aos trabalhos.
O Congresso Regional visou, desde logo, a eleição da Comissão Política Regional para o próximo mandato 2012/2014, bem como da Mesa que preside o Congresso e o Conselho Regional, para o mesmo período. Houve apenas uma única lista candidata, encabeçada por Joana Barata Lopes e que inclui 2 companheiros de Odivelas: Carla Marcelino e Pedro Roberto. Também apenas uma lista para a Mesa se apresentou a eleições, encabeçada por Ricardo Júlio e cujo candidato a 1º Vice Presidente seria João Correia, Vogal na Comissão Política de Odivelas.
Joana Barata Lopes apresentou a Moção de Estratégia Global da sua candidatura, que inclui diversos temas essenciais ao crescimento e procura de soluções para os jovens do distrito. Na MEG é possível retirar informação sobre as características sociais, demográficas e políticas de cada concelho, identifica problemas concretos de cada um e debruça-se sobre a questão autárquica, fundamental para os próximos 2 anos. São ainda analisadas algumas questões como o emprego, habitação, turismo e transportes.
Foram ainda apresentadas 3 Moções Sectoriais, uma da secção de Odivelas, outra da secção de Oeiras e uma última, em jeito de reflexão, da companheira Inês Ramalho, da secção de Lisboa. A moção da secção de Odivelas, elaborada e apresentada pelo companheiro Pedro Roberto, reflectia sobre a necessidade de substituição de lâmpadas comuns por LED's, para uma melhoria da eficiência energética nos equipamentos públicos.
Todas as Moções Sectoriais foram aprovadas, incluindo a moção apresentada por Odivelas. A Moção de Estratégia Global apresentada pela cabeça de lista à Comissão Política, e actual Presidente da Regional, foi alvo de algumas críticas, que motivaram o contraditório e alguma discussão política, que também é necessária à melhor troca de ideias e enriquecimento democrático.
As votações resultaram numa vitória das listas únicas para a Comissão Política e para a Mesa, por maioria de votos. Significa, pois, que os 3 candidatos de Odivelas integram a partir de então os órgãos regionais, motivo que confere um enorme orgulho à secção de Odivelas, que lhes deseja um óptimo mandato e um excelente contributo!
Foram ainda eleitos vários militantes honorários da JSD, entre os quais, alguns companheiros de Odivelas: Maria João Nascimento, Ricardo Tomás, Aftab Tayob, Marco Almeida e Deolinda Martins.
O Congresso Regional terminou com chave de ouro: honrámo-nos com a presença da Confraria da Marmelada de Odivelas, que ofereceu o doce a todos os presentes, do Forno da Cidade, que nos proporcionou também um momento final de degustação com o seu recente pastel D'El Rei e, ainda, contámos com a presença do Presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa da Juventude Socialista, João António e, ainda o Presidente da Regional da Juventude Popular. Um momento final de entertenimento: a orquestra Eclodir Azul proporcionou-nos uma brilhante actuação.
De referir ainda que o Congresso Regional também teve uma vertente solidária, uma vez que foi solicitado aos congressistas que trouxessem bens alimentares, como pacotes de arroz ou cereais, para que posteriormente pudessem ser entregues ao Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião e, por sua vez, distribuídos pela população visada por aquela instituição. Essa entrega será feita o mais brevemente possível.
De referir ainda que o Congresso Regional também teve uma vertente solidária, uma vez que foi solicitado aos congressistas que trouxessem bens alimentares, como pacotes de arroz ou cereais, para que posteriormente pudessem ser entregues ao Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião e, por sua vez, distribuídos pela população visada por aquela instituição. Essa entrega será feita o mais brevemente possível.
Para além dos nomes e entidades já referidas, a JSD Odivelas agradece ainda à Junta de Freguesia de Odivelas, ao restaurante Mineirão, ao Clube Ajax e ao café Aroma da Amoreira, pela colaboração e apoio.
A secção de Odivelas e todos os que a integram e que tornaram possível a organização, com o seu esforço, empenho e talento merecem, mais que ninguém, os nossos Parabéns!