Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas visitou freguesia de Caneças

Conforme anunciado neste blog à cerca de uma semana, no passado dia de 2 Julho a JSD Odivelas realizou mais uma visita a uma freguesia do concelho de Odivelas, desta vez foi Caneças, no âmbito do seu projecto de proximidade autárquica destinado aos jovens autarcas e militantes social-democratas.

Na visita realizada no passado sábado, estivemos acompanhados por Fátima Santos e Olímpio Dias, representantes da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Caneças.

A visita iniciou-se com a visita a uma das empresas de Floricultura mais conhecidas da freguesia, fundada em 1976, situada no centro de Caneças, que se dedica à produção e comercialização de uma grande variedade de plantas e árvores, desde as mais exóticas às de fruto, e que emprega 9 trabalhadores directos, de acordo com Joana Neto, uma das gerentes da empresa. Aqui houve oportunidade de conversarmos com uma das responsáveis, de forma a conhecermos melhor a realidade comercial da empresa e o trabalho que desenvolvem.

Seguiu-se um percurso pelo riquíssimo património cultural de Caneças, tendo-se juntado a esta parte da visita a Associação de Amigos de Caneças. Neste percurso houve oportunidade de se conhecer a extensa história desta vila, através do conhecimento da Dra. Fátima Morgado, e de conhecermos in loco as condições que hoje se encontram os seguintes espaços: Fonte Velha e Lavadouro, em Lugar d'Além; Fonte dos Passarinhos; Fonte das Fontainhas, o Arco Maria Teresa e o Aqueduto das Águas Livres.

No Lugar d’Além, onde se situa a Fonte dos Passarinhos, foi apresentada uma breve história sobre Caneças, desde a origem da sua designação (conta-se que foi o rei D. Dinis que designou o nome da freguesia) às origens das famílias que trabalharam e exploraram o melhor que a natureza lhes dava nesta localidade (uma parte proveniente do Alentejo), principalmente o lavor dos viveiros e o comércio da água para os habitantes de Lisboa. No que diz respeito à manutenção da Fonte dos Passarinhos (aplicável a todas as outras), foram descritas as dificuldades sentidas pela população em manter o bom estado do património, sem grande apoio a nível municipal.

O Aqueduto das Águas Livres mandado construir por D. João V em meados do século XVIII com vista o abastecimento de água a Lisboa, encontra-se em grande parte degradado e desaproveitado. As intervenções efectuadas são «curtas» e algumas delas danificaram gravemente o património. O desaproveitamento passa sobretudo pela não existência de um programa turístico que leve as pessoas a conhecer o interior do Aqueduto. Visitámos ainda a Fonte das Fontainhas, a qual é rodeada por um parque de merendas bastante utilizado durante os fins-de-semana. Contudo, a água proveniente desta fonte é imprópria para consumo, tendo sido feito o apelo para que o município intervenha no sentido de inverter a situação, dado ser uma das fontes mais emblemáticas.

Neste Roteiro de Proximidade a Caneças também se aproveitou para conhecermos algumas das forças vivas da freguesia, conhecer a sua realidade, a sua acção para com os Canecences e também as suas dificuldades.

Pudemos visitar a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças, tendo sido acompanhados pelo Director desta instituição. Visitámos as instalações da Sociedade – tanto a sede, como o respectivo auditório como também o campo de futebol – tomámos conhecimento sobre o número de pessoas que frequentam as actividades disponíveis e o esforço e dedicação dos voluntários.

Não terminámos a visita a Caneças sem falarmos com uma força viva desta freguesia ligada à Juventude - o Grupo de Guias e Escuteiros da Europa -, uma instituição que procura dar aos seus jovens membros uma ocupação de tempos livres onde se valoriza o voluntariado e o contacto com a natureza. Filipe Duarte, um dos membros dos órgãos da Associação, explicou-nos que se trata de uma instituição que vive unicamente à custa dos meios e esforços dos próprios membros, e que neste momento nem dispõe de sede própria.

Houve assim oportunidade para conhecer as suas dificuldades e os anseios e necessidades gerais da população, fortalecendo assim o trabalho a ser desenvolvido pelos autarcas da JSD Odivelas e do PSD Odivelas nesta freguesia e no concelho, bem como conhecer em profundidade o seu património histórico, cultural, social, económico e geográfico, mostrando aos jovens munícipes social-democratas a realidade de Caneças.

A JSD Odivelas crê que esta proximidade levará a um conhecimento mais profundo de cada uma nossas freguesias e, consecutivamente de todo o concelho, de modo a potenciar, desenvolver e melhorar o trabalho autárquico dos seus eleitos, bem como, responder aos anseios da população, para que não se sintam que só de 4 em 4 anos, é que os Partidos Políticos "descem" à rua e os ouvem.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget