Halloween Costume ideas 2015

Eleições Autárquicas e Eleições Legislativas não são, nem podem ser a mesma coisa!

Para os que possam ainda pensar que a JSD não tem opinião própria e/ou que está sempre a reboque das opiniões da Liderança do Partido, o post de hoje demonstra exactamente o oposto!

Orgulho-me de pertencer a uma estrutura de juventude partidária que é livre de pensar, independente na sua actuação, que colabora mas não se subjuga com o seu Partido, pois o fim último da nossa existência não são os “tachos” nem vender a alma, é a juventude Odivelense e Portuguesa!

Como é público e sabido, a Dra. Manuela Ferreira Leite entende que as Eleições Autárquicas e Legislativas se devem realizar no mesmo dia. Concordo com a Presidente quando afirma que os Portugueses sabem bem distinguir quais são os tipos de eleições que estão em causa, mas não concordo que por essa razão não se deva imperativamente separar claramente dois actos eleitorais distintos. Aprecio a preocupação no combate à abstenção e a clarividência com que defende o desgaste com que mais duas eleições no espaço de um/dois meses pode causar nos Portugueses, mas por esta mesma razão a democracia já nos deu vários exemplos que os Portugueses vão saber dar a importância devida a cada acto eleitoral.

Como também é público, estará para breve a definição do dia das eleições legislativas por parte do Senhor Presidente da República, bem como se espera o anúncio do Governo de qual o dia escolhido para a realização das eleições Autárquicas! Dado a aproximação destes eventos, venho por este meio defender a realização das Eleições em dias distintos.

Para mim, e em especial neste ano, as lutas são muito diferentes e, por esse facto, com pouco em comum! Juntar eleições que servem para decidir quem vai comandar o destino do Poder Local é, na realidade, muito distinto de uma eleição Nacional, para a Assembleia da República!

Podem muitos estar a pensar na poupança financeira significativa que se poderia obter ao juntar os dois actos, mas como muitos politólogos já vieram a público defender, a poupança possível ronda no máximo os 4% do total orçamentado para as duas eleições! Ou seja, não haverá uma real poupança de dinheiro para o país se se juntarem as eleições! Não esqueçamos que serão 308 autarquias que vão a votos, quase todas elas com realidades políticas e dicotómicas muito diferentes! E todas elas terão orçamentos dísponiveis para a realização das respectivas campanhas políticas e actos eleitorais!

Como Social-Democrata penso que para o país seria até benéfico que as eleições autárquicas se realizassem antes das eleições legislativas! Inclusive, para o PSD julgo que seria mais favorável, de forma a poder melhor analisar o estado real da nação até Setembro próximo, mês em que são divulgados vários dados de indicadores económicos e sociais do país, e assim melhor adaptar o seu programa eleitoral à realidade do país! Só ao PS é que interessa escapar rapidamente às ondas de protesto à sua governação! E talvez até à esquerda demagogica interesse, tentando provocar "sangrias" de votos e possíveis deturpações de resultados nacionais ou locais, por motivos que deviam estar afastados das respectivas campanhas!

E desengane-se quem pensa que se as eleições legislativas fossem já amanhã, o resultado das eleições Europeias de repetiria! O voto de protesto até ao verão já foi feito! A memória é curta e a vitimização funciona muito bem em Portugal! Nada seria mais penoso para Sócrates do que ter de estar mais 4 meses a ter de mostrar contas aos Portugueses!

Não esquecer que a dívida pública não pára de aumentar assim como o desemprego e ainda não há previsões de quando irá parar este aumento! O PSD não pode estar em plena campanha para as legislativas sem saber as estatísticas relativas ao 3.º trimestre do ano, trimestre que normalmente revela o que se irá passar no ano seguinte, pelos menos nos 6 primeiros meses, neste caso do ano de 2010!

Por tudo isto, defendo a realização das Eleições Autárquicas e Legislativas separadamente, em dias diferentes! E de preferência as Autárquicas antes das Legislativas, embora acredite que a pressão do Governo será grande para que seja ao contrário, conforme aliás muitos prevêm.

Oxalá o Senhor Presidente da República descubra este post nas suas pesquisa pelo google!


:-)


Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget