Halloween Costume ideas 2015

Em 17 factos analisados, apenas 9 são verdadeiros!

Na semana passada, mais precisamente no dia 7 de Janeiro, pôde ler-se o seguinte, no jornal diário Público: “O primeiro-ministro passa no teste: dos 17 factos analisados, nove são Verdadeiros ” relativamente à entrevista realizada na segunda-feira anterior, por José Sócrates à SIC.

Digamos que esta declaração me deixa um pouco ou quanto perplexa. “Passar no teste” seria, na minha opinião, responder com veracidade a toda e qualquer questão colocada. Uma analogia que me ocorre seria considerar correcto, veraz, afirmar “o sapo é amarelo” quando a verdade efectiva seria proferir “a rã é verde”. Isto é, ter o seguinte raciocínio “Consideremos que o sapo é um animal idêntico à rã e o amarelo até é uma cor parecida com o verde, logo, a afirmação exposta “o sapo é amarelo” está correcta!” Parece-vos consistente???

Como competências/deveres do primeiro-ministro pode ler-se na Lei Orgânica do Governo (Decreto-Lei n.º 120/2002 de 3 de Maio, artº6 - 4º) - “Incumbe ao Primeiro-Ministro a responsabilidade pelas entidades do sector empresarial do Estado (..)”.

Portugal está enraizado numa recessão económica a nível global, sendo o principal driver, a palavra de ordem, para a recuperação económica, a tão aclamada - CONFIANÇA.
Como tal, parece-me bastante assustador o Sr. Primeiro-Ministro responder de uma forma demagoga ao país, aos portugueses, através de 17 perguntas-chave, que tinham como objectivo esclarecer e fomentar a confiança.

O Sr. Primeiro-ministro é a figura-chave do Governo, das políticas governamentais, de medidas/acções que deverão ajudar a rejuvenescer a economia. E, mesmo assim, José Sócrates não respondeu com veracidade aos portugueses em aproximadamente metade das perguntas efectuadas, sendo as restantes questões respondidas com valores/factos próximos, mas mesmo assim não completamente reais.

Mas afinal se o Sr. Primeiro-Ministro acredita no trabalho que desenvolveu, e, se sente confiante com as acções implementadas, porque tem necessidade de ludibriar os portugueses, manipulando e ocultando factos ou mesmo como um acto de ilusionismo, criando novos factos/valores/realidades?

E já agora, porque tem tanto medo José Sócrates de um debate sobre o estado do país com a Dra. Manuela Ferreira Leite? Será porque pretende garantir que a sua manobra eleitoralista de "forçar" a antecipação das eleições legislativas, com o argumento demagógico da necessidade de legitimar o Governo completados 4 anos de mandato, dramatizando sobre a crise internacional, tem sucesso?

Esperaríamos que empregasse essa capacidade mágica em algo mais materializável, em bens nacionais …E, essencialmente, em Verdade, e, CONFIANÇA!!

Texto de: Marisa Terenas (Vogal da Comissão Política da JSD Odivelas)
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget