Halloween Costume ideas 2015

PROPOSTA: CRIAÇÃO DE ESPAÇO DE ESTUDO ABERTO 24 HORAS POR DIA

Os problemas relacionados com a educação foram, e serão, uma das principais preocupações da Juventude Social Democrata. Preocupação que abrange toda e qualquer área do panorama educativo, do sistema de ensino às preocupações com os problemas que encontram os jovens professores, das condições colocadas à disposição dos professores, bem como das condições que os alunos encontram no parque escolar.

Para além das condições colocadas ao dispor dos estudantes por escolas e universidades as suas necessidades ultrapassam, por vezes, o espaço físico das mesmas. Necessidade de realizar trabalhos ou estudar fora da escola ou da universidade.

Não é por vezes fácil encontrar um espaço próximo da sua área de residência, onde possa, fora dos horários normais de funcionamento de bibliotecas públicas, estudar ou realizar trabalhos, reunir com colegas para preparar aulas ou apresentações.

A questão da falta de locais propícios ao estudo para os jovens que habitam em Odivelas é para nós motivo de preocupação. Pretendemos, que os jovens odivelenses que estudam em Odivelas e nas diversas universidades de Lisboa possam ter um espaço que lhes proporcione um ambiente de estudo minimamente apropriado.
Consideramos que num Concelho, onde os jovens atingem grande parte da população, é para nós, de extrema importância a existência de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia. Pensamos, que um espaço desta natureza em Odivelas pode ajudar os estudantes durante a sua aprendizagem e de certa forma manter os jovens (estudantes) no nosso Concelho. As alternativas que restam não são as mais favoráveis ao estudo: os barulhentos, animadíssimos bares das escolas, algum café ou centro comercial das redondezas, não parecem ser às vezes a solução mais adequada.
Tornou-se comum, face à ausência de zonas de estudo abertas fora dos horários de normal funcionamento de bibliotecas publicas, ver estudantes a estudar e trabalhar em áreas de serviço e bares abertos 24 horas por dia, como é o caso do bar do aeroporto de Lisboa. Apesar das reduzidas condições para se estudar numa bomba de gasolina ou num bar é este o recurso de muitos estudantes para fazer face à ausência de espaços de estudo abertos 24 horas por dia.

A aposta na juventude deve ser uma das linhas orientadoras deste novo executivo camarário.

A aposta na criação de condições que possibilitem uma melhoria do desempenho escolar e académico dos estudantes do nosso concelho deve ser, também, uma das prioridades dos nossos autarcas.

Neste sentido a JSD de Odivelas, traz a esta Assembleia uma proposta que pedimos ao Sr. Presidente que faça chegar a Sra. Presidente da C.M. de Odivelas, e que consiste na “Criação de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia”.

Estamos conscientes das dificuldades financeiras que atravessamos e, nesse sentido, apresentamos uma proposta responsável e cuja exequibilidade não importará acréscimos de despesa para a autarquia.

Nesse sentido propõem-se para instalação do espaço de estudo aberto 24 horas por dia a sala de leitura da biblioteca D. Dinis onde se encontra localizado o bar explorado pela Empresa Municipal Odivelgest.

A actual existência de um segurança nessa zona, as condições da sala com mesas e espaços adequados para o estudo, o acesso directo ao exterior do edifício, proporcionam que apenas pela abertura da porta ao público se crie um espaço de estudo que permita aos estudantes do concelho a sua utilização durante a noite, já que durante o dia o mesmo já é utilizado para esse fim.
A existência de um tal espaço no nosso Concelho traduzir-se-ia indubitavelmente numa melhoria inquestionável das condições de vida de que os estudantes passariam assim a dispor e potenciaria, em conjugação com outros factores, alguma melhoria do sucesso escolar.
É nosso objectivo propor a criação de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia. Propomos esta forma mediante a utilização do referido equipamento, mas outras alternativas deverão ser estudadas por forma a que interesses do Município e dos nossos estudantes fiquem salvaguardados.

Odivelas 19 de Janeiro de 2006

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget